Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 05 > Além da Sala de Aula: conheça o projeto de extensão “Fonte Jr.”

Além da Sala de Aula: conheça o projeto de extensão “Fonte Jr.”

Em novo quadro, apresentamos as organizações estudantis do Campus e a importância de seu trabalho; na primeira edição, mergulhamos no universo empreendedor da empresa júnior do Instituto.

A formação intelectual e social dos estudantes não se limita à sala de aula - muito pelo contrário! É no espaço de convivência diário entre os alunos que a educação se estende e desenvolve habilidades profissionais, críticas e políticas. Dentro deste ambiente, os projetos extraclasse e as organizações estudantis são grandíssimos aliados no desenvolvimento de conhecimentos que vão além dos cinco cantos do nosso pentágono.

No Campus Juiz de Fora, há uma série de entidades e projetos que vêm desenvolvendo iniciativas de destaque para os alunos. Com o objetivo de dar visibilidade a estes projetos, apresentamos o quadro "Além da Sala de Aula". Nessa seção, destacamos o trabalho desenvolvido por essas entidades em diferentes conteúdos, disponíveis em nosso portal e no instagram

Na primeira edição, conversamos com os integrantes do projeto de extensão “Fonte Jr.” para compreender como funciona a única empresa júnior do nosso Instituto.

Dos juniores, sua origem

Fundada em 2016, a Fonte Jr. é uma organização sem fins lucrativos que capacita graduandos do Campus Juiz de Fora através do desenvolvimento de projetos para empresas reais. Com o objetivo de proporcionar uma experiência prática de trabalho para os estudantes e contribuir para o desenvolvimento econômico da região, a iniciativa permite que os alunos apliquem seus conhecimentos em soluções úteis para o mercado, enquanto as empresas contratantes obtêm serviços de qualidade a baixo custo.

A empresa é formada por estudantes dos cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica, Sistemas de Informação e Design de Interiores. Além do desenvolvimento de soluções criativas para clientes, o projeto promove cursos de capacitação gratuitos para os alunos do Instituto e eventos de integração entre empresas juniores de todo o país.

Júnior, apenas no nome

Desde a sua formação, a empresa tem se destacado por sua versatilidade na realização de projetos em diferentes áreas. Atuando em mais de dez segmentos, a organização tem se especializado em desenvolvimento web, eficiência energética, automação residencial e industrial, bem como em projetos de design de interiores após a criação do curso de graduação homônimo no Campus JF.

Com ênfase na área de tecnologia, os estudantes que compõem a equipe da empresa têm se destacado pela criação de sites e aplicativos interativos que têm impulsionado negócios voltados para o e-commerce. Um exemplo de sucesso é o site desenvolvido para a marca HR Premo, clique aqui para acessar.

Para conferir o portfólio completo da empresa e conhecer todos os seus projetos, basta acessar o site da organização.

Do passado - a fonte, no futuro: o próprio rio

Segundo o orientador do projeto, professor Emerson Mendes, a Curricularização da Extensão é uma das grandes oportunidades para o projeto alçar novos voos. Com a inserção obrigatória de 10% de atividades extensionistas na grade curricular da graduação, cada vez mais alunos poderão compartilhar da experiência empreendedora e ampliar o impacto social da empresa: “Na minha visão, a Fonte Jr. será uma função chave em nosso desenvolvimento. Transformando a carga horária em projetos acessíveis a comunidade, teremos muitas oportunidades de fazer a empresa crescer.”, finaliza o professor.

Seja Fonte Júnior!

Semestralmente a iniciativa seleciona alunos de todos os períodos para compor os cargos de diretoria da empresa. A seleção é divulgada pela página oficial do projeto - para ficar por dentro, siga a página @fontejr.

Assista o material completo em nosso instagram.

registrado em: ,