Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > Campus JF se destaca em congresso internacional de química

Campus JF se destaca em congresso internacional de química

A docente Judith Araújo representou, no Uruguai, a pesquisa desenvolvida em parceria com estudantes da graduação no Campus.

Entre os dias 26 e 30 de novembro, o IF Sudeste MG Campus Juiz de Fora se destacou no cenário internacional durante o XLVI QUITEL (International Congress of Theoretical Chemists of Latin Expression), realizado no Uruguai. A participação envolveu a apresentação de um trabalho desenvolvido em colaboração por três alunos dos cursos de graduação em Física e Matemática.

No evento, a professora Judith Araújo apresentou um estudo desenvolvido em parceria com  os estudantes Mariana Petermann (Licenciatura em Matemática), Isadora Gasoaretto (Licenciatura em Matemática) e Rafael Paiva Silva (Licenciatura em Física).

O trabalho introduziu três novas funções de energia potencial para o sistema diatômico CO+, destacando-se pela inovação ao utilizar poucos parâmetros, todos calculáveis analiticamente, sem a necessidade de ajustes computacionais. Esta abordagem é pioneira na literatura, especialmente para os estados excitados dessa molécula específica e logo será publicado na revista acadêmica internacional Journal of Molecular Modeling.

Além disso, os alunos participaram de dois projetos de iniciação científica que ocorreram simultaneamente ao longo de um ano. Esses projetos resultaram na publicação de um artigo na revista INTERMATHS e na aceitação de outro na revista International Journal of Quantum Chemistry. Essas conquistas destacam não apenas a excelência acadêmica do IF Sudeste MG Campus Juiz de Fora, mas também sua contribuição significativa para o avanço do conhecimento científico em escala global.

registrado em: , , ,