Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 11 > Servidor propõe melhorias na gestão do conhecimento organizacional do Campus JF

Servidor propõe melhorias na gestão do conhecimento organizacional do Campus JF

Tema foi desenvolvido por Leandro Talma de Paula no mestrado profissional em Administração Pública da UFJF.

“Diagnóstico e proposições para os processos de conversão do conhecimento organizacional em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”. Este é o título da dissertação desenvolvida pelo servidor Leandro Talma de Paula no mestrado profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O trabalho fez um diagnóstico do conhecimento organizacional no Campus Juiz de Fora e propôs um conjunto de práticas e ferramentas a serem implementadas nos diferentes setores.

Lotado no Centro de Apoio ao Discente, Leandro identificou a necessidade de uma melhoria na gestão das práticas administrativas do dia-a-dia da instituição. Ele fez uma pesquisa junto aos servidores, questionando se existia a gestão do conhecimento no seu setor, quais práticas eram utilizadas e de que forma eram feitas, além de possíveis resistências à implementação de novos procedimentos. Com este levantamento, foram identificadas as fragilidades a serem combatidas, sendo possível a proposição de um plano de ação.

O servidor propôs um conjunto de práticas e ferramentas como, por exemplo, registro e compartilhamento dos conhecimentos adquiridos; desenvolvimento de um banco de competências individuais e organizacionais; mapeamento, análise e aperfeiçoamento dos processos organizacionais; dentre outras. Além disso, foi proposta a criação de um setor específico para a gestão do conhecimento organizacional do Instituto.

Leandro também deu orientações para superar os possíveis entraves para a implementação das práticas propostas, visando facilitar a aceitação das mesmas. Ele destaca, ainda, que a adoção das práticas pela instituição vai elevar a eficiência e a eficácia dos processos, melhorando a qualidade dos serviços prestados. “Essas práticas buscam, principalmente, padronizar as ações, para que os setores tenham um padrão nas tarefas, evitando improvisos.”

registrado em: ,