Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > Extensão > 2023 > Estudantes participam da 10ª Maratona Mineira de Programação

Estudantes participam da 10ª Maratona Mineira de Programação

Evento aconteceu no último sábado, 27 de maio, no Campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei
Da esquerda para direita: os estudantes Pedro Henrique, Marcelo, Daniela, Raphael, Boaz e Daniel, e o professor Antônio.

No último sábado, 27 de maio, aconteceu 10ª Maratona Mineira de Programação, realizada no Campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei. O Campus Manhuaçu marcou presença no evento representando o IF Sudeste MG. A participação contou com os estudantes Marcelo Tomaz Cipriano, Pedro Henrique de Almeida Pereira, Daniela Foquer Vergilio,  Raphael Dutra Cunha, Boaz Brandão Satlher e Daniel Silva Berbert, do curso de Sistemas de Informação, além do professor Antônio José de Lima Batista.

A 10ª edição da Maratona Mineira contou com a participação de 61 equipes de Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais, elas tiveram um tempo máximo de 5 horas para desenvolver e implementar soluções algorítmicas corretas e de alto desempenho para resolver os 14 problemas de programação propostos.

Os estudantes representaram o Campus Manhuaçu em duas equipes. A equipe composta pelos alunos Marcelo Tomaz Cipriano, Pedro Henrique de Almeida Pereira e Daniela Foquer Vergilio ficou com a 47ª posição e a equipe formada pelos alunos Raphael Dutra Cunha, Boaz Brandão Satlher e Daniel Silva Berbert ficou na 44ª colocação.

O estudante Daniel, do primeiro período, relata que "o evento foi excelente e que a modalidade da competição o faz querer aprofundar seus conhecimentos em programação para melhorar seu desempenho na próxima edição". Raphael, estudante do terceiro período, destaca que  “durante as várias horas de competição, fomos desafiados a resolver problemas complexos de programação em um curto espaço de tempo. Trabalhando em equipe, utilizamos nossos conhecimentos adquiridos durante os estudos e aplicamos estratégias para encontrar soluções eficientes". Mesmo não subindo ao pódio, Raphael reforça que "o resultado não nos abateu, pelo contrário, percebemos que a Maratona Mineira de Programação foi uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional. A interação com outras equipes, a troca de experiências e o contato com empresas patrocinadoras foram aspectos que nos enriqueceram como estudantes e programadores".

O Campus Manhuaçu, nos dois últimos anos, vem fortalecendo a participação dos estudantes em maratonas e olimpíadas de programação, oferecendo oportunidades para que esses estudantes possam melhorar suas habilidades e competências em programação. Atualmente, o campus possui o projeto “Grupo de Estudo para Olimpíadas de Programação”, coordenado pelo professor Antônio, que busca ampliar o espaço e momento de discussão de problemas de programação. Para o professor, "o projeto está alinhado ao perfil do egresso que o curso de Sistemas de Informação busca formar". Além da participação de estudantes do curso de Sistemas de Informação, o projeto conta com a participação de estudantes do curso Técnico em Informática.

registrado em: ,