Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > Extensão > 2023 > Projeto de Extensão "Crubinho do Retrô" realiza segundo encontro

Projeto de Extensão "Crubinho do Retrô" realiza segundo encontro

Ação aconteceu no último dia 15 e o jogo Sonic The Hedgehog foi o tema

No último dia 15, aconteceu o segundo encontro do "Crubinho do Retrô – o seu clube de jogos retrô". O Crubinho do Retrô é um projeto de extensão do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Manhuaçu, que tem como objetivo promover lazer e cultura, jogando e discutindo jogos do milênio passado. O projeto é executado pelos discentes do curso de Sistemas de Informação Boaz Brandão, Daniel Berbert, Pedro Figueiredo e Ramon Felix, com coordenação do professor Leonardo Cabral da Rocha Soares.

No último encontro, os participantes jogaram Sonic The Hedgehog de Sega Genesis (Mega Drive). Diversos aspectos técnicos, subjetivos e nostálgicos sobre o jogo foram discutidos. Entre os tópicos, destacam-se as discussões sobre como os consoles e jogos desta época eram desenvolvidos respeitando-se as limitações e características das TVs CRT, popularmente conhecidas como televisão de tubo, e amplamente utilizadas na época. Tal característica faz com que a visualização destes jogos nas TVs modernas perca qualidade. Foram apresentados vídeos e imagens que permitem perceber como eram visualizados os gráficos pelos usuários que os jogaram em seu apogeu.

No final do encontro, aconteceu a seleção do "Jogo da Vez", momento em que os participantes votam no jogo do próximo mês. Dentre os candidatos: Super Mário 64; Final Fantasy Tactics; Chrono Trigger; e, Tomb Raider. O jogo escolhido foi o Super Mário 64.  Até o próximo encontro, os participantes poderão aproveitar o “Jogo da Vez” e anotar as suas dúvidas e curiosidades para enriquecer as discussões.

O projeto é aberto ao público e gratuito. Para participar, basta seguir as redes sociais criadas para o projeto e ficar por dentro dos próximos encontros. Dificuldades para configurar ou mesmo jogar, podem ser esclarecidas pelos coordenadores através das redes do projeto: (https://www.instagram.com/crubinhodoretro/) e Grupo do WhatsApp (https://chat.whatsapp.com/Eopq1rMCVe6DdLsj3C8oag).

registrado em: ,