Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > Extensão > 2024 > Campus Manhuaçu participa do III Congresso do SINTRAF de Espera Feliz/MG
conteúdo

Extensão

Campus Manhuaçu participa do III Congresso do SINTRAF de Espera Feliz/MG

Evento aconteceu no último dia 23 de fevereiro e teve como tema "Sindicalismo e Progresso: Analisando o Presente e Construindo o Futuro".

O Campus Manhuaçu esteve presente no III Congresso do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Espera Feliz/MG (SINTRAF Espera Feliz/MG). O evento aconteceu no último dia 23 de fevereiro e teve como tema ”Sindicalismo e Progresso: Analisando o Presente e Construindo o Futuro.”

Representando o Campus Manhuaçu, participaram do evento o professor Diego Mathias Natal da Silva, Coordenador do Curso Técnico em Cafeicultura, e Guilherme Lima Vieira, Coordenador de Extensão. O professor Diego pôde falar sobre as ações desenvolvidas no IF e as oportunidades ofertadas para a população da região, ressaltando o compromisso com o ensino público e gratuito. Em sua fala, também destacou a importância da participação em eventos regionais e do contato com produtores rurais e instituições locais para o fortalecimento do IF Sudeste MG como parceiro no desenvolvimento sustentável regional e para ampliar as ações voltadas à comunidade.

Durante o evento, foram entregues certificados de quatro cursos realizados nos anos de 2022 e 2023, através do projeto de Extensão ”Capacitação de Agricultores Familiares de Espera Feliz em Cafeicultura Sustentável”, fruto da parceria entre o Campus Manhuaçu e o SINTRAF de Espera Feliz/MG e vinculados ao edital “O Brasil é o Café e o Café é o Negro: Políticas Extensionistas em Prol do Protagonismo Negro, Letramento Racial em Diálogo com o Setor Cafeeiro", do IF Sudeste MG.

Os cursos atenderam mais de 60 agricultores e agricultoras e foram desenvolvidos em um período de 8 meses, entre setembro de 2022 e abril de 2023. Participaram das atividades os professores Diego Mathias Natal da Silva, Elder Stroppa, Flávio Neves Celestino, Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira, Tatiane Paulino da Cruz e João Paulo Gava Cremasco.

Os temas abordados nos cursos foram:
Manejo Integrado de Pragas e Doenças do Cafeeiro (8h)
Nutrição Mineral, Diagnose do Estado Nutricional e Adubação do Cafeeiro (8h)
Práticas de Manejo Sustentável Aplicado à Cafeicultura (8h)
Produção, Fermentação e Comercialização de Cafés Especiais; Análise Sensorial Aplicada ao Café (8h)

 

 

registrado em: ,