Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > Parceria entre IF Sudeste MG e IFMG traz Planetário à Manhuaçu
conteúdo

Extensão

Parceria entre IF Sudeste MG e IFMG traz Planetário à Manhuaçu

Sessões foram realizadas na última sexta-feira, 20 de outubro, e contou com a presença de alunos de escolas da região e comunidade local

Na última sexta-feira, 20 de outubro, o IF Sudeste MG - Campus Manhuaçu realizou, com as escolas estaduais da região, sessões educativas com o planetário +IFMG do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O evento foi uma parceria entre as instituições por meio do projeto de Extensão "Astronomia no Campus" do Campus Itabirito do IFMG. Os professores Bruno da Fonseca Gonçalves e Leonam Kavyn Rocha Duarte, docentes do IFMG, foram os responsáveis pelas sessões. 

O evento teve como objetivo contribuir com a formação científica, aumentando o interesse dos estudantes pelas áreas STEM: ciências, tecnologia, engenharias e matemática, e também divulgar as ações e importância dos institutos federais na formação dos cidadãos. 

Na ocasião foram apresentadas ao público produções visuais sobre a problemática da poluição luminosa que provoca a perda da escuridão do céu noturno e uma viagem pelo sistema solar, passando pela Terra, pelos planetas rochosos e gigantes gasosos, incluindo uma imersão nos anéis de Saturno, as luas e planetas anões. Também foram realizadas algumas sessões abertas à comunidade. O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo de Realeza, em parceria com a Secretaria de Esportes de Manhuaçu, que disponibilizou o espaço.

Aproximadamente 500 pessoas; entre estudantes, professores e comunidade; participaram da ação. A diretora da Escola Estadual Antônio Silva Rocha, Isabel Cristina Rocha, do distrito de Vila Nova, mostrou-se muito satisfeita com a iniciativa. A mesma comentou que há algum tempo as escolas da região tinham o desejo de trazer o planetário para seus alunos, entretanto, foi impossível viabilizar a proposta devido ao alto custo. 

Parceria de sucesso

O evento, organizado pelo Campus Manhuaçu do IF Sudeste MG, demonstra de forma concreta, que é possível desenvolver ações culturais de ensino, pesquisa e extensão por meio de parcerias entre as instituições da região. Essas iniciativas conjuntas fortalecem as relações interinstitucionais e possibilitam um alcance maior das ações.

 

registrado em: ,