Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 04 > “Tamo junto pela paz nas escolas”: IF apoia campanha e realiza ações de segurança

Destaque

Iniciativa do Governo Federal busca promoção da paz e da segurança no ambiente escolar. Confira ações com este objetivo realizadas no IF Sudeste MG.

Nesta quinta-feira (20), o Governo Federal lançou a campanha “Tamo junto pela paz nas escolas”, buscando sensibilizar a sociedade para a promoção de um ambiente escolar seguro e sem violência. Governos estaduais e municipais estão convidados a participar do movimento, que já conta com apoio do IF Sudeste MG.

Valendo-se das tags #BrasilUnidoPelaPaz e #EscolaSegura, a ação é uma resposta aos recentes acontecimentos em ambientes escolares, incluindo ataques criminosos, fake news e disseminação de conteúdo violento no ambiente virtual. Entre as ações integradas à campanha virtual, destacam-se a Operação Escola Segura, o Programa Dinheiro Direto na Escola e a destinação de recursos para o combate à violência. A primeira delas atua com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia e não tem data para acabar.

De forma complementar, foi lançada pelo Ministério da Educação uma cartilha de “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”, contendo orientações de prevenção e de posvenção para entes federados e redes de ensino em geral. Também informa os canais de denúncias criados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Operação Escola Segura, iniciada em 6 de abril; e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que disponibilizou um número de WhatsApp exclusivo para denúncias, além do Disque 100.

Acesse o Canal de Denúncias Escola Segura

Ações no IF Sudeste MG

Desde que gestores do IF Sudeste MG tomaram conhecimento da existência de ameaças à segurança nas escolas, foram adotadas diversas providências nos campi da instituição. Alguns exemplos são a articulação de ações com a Polícia Militar, rondas, serviço de vigilância 24h, orientações aos estudantes, eventos educativos e, ainda, uma campanha de combate ao bullying, ao cyerbullying e pela não violência. Saiba mais acessando os sites dos campi.

O reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz, destaca que “o IF Sudeste MG atua na promoção de uma cultura de paz e no fortalecimento das escolas como instituições que transformam vidas. Qualquer movimento contrário a isso será combatido por meio de paz e acolhimento.”

Com informações do Ministério da Educação