Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 06 > IF Sudeste MG tem projeto de empreendedorismo aprovado pela Setec

IF Sudeste MG tem projeto de empreendedorismo aprovado pela Setec

Financiamento pode chegar a R$160mil. Com apoio, instituição impulsiona o empreendedorismo inovador na Economia 4.0.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) alcançou um marco significativo ao ter um projeto aprovado a partir do Edital nº 109/2022 Setec*/ MEC para o Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0.

Intitulado "Sistema para gerenciamento inteligente da produção de peixes" e coordenado pelo professor Tales Pulinho Ramos, do Campus Juiz de Fora, o projeto tem como objetivo principal fomentar o empreendedorismo inovador, conforme previsto no referido edital. Isso será feito por meio de parcerias com empresas locais, instituições de pesquisa e outros atores relevantes. O financiamento do Ministério da Educação para o desenvolvimento das atividades relativas ao projeto pode chegar a R$160 mil.

Segundo o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nittec) do IF Sudeste MG, pretende-se criar um ambiente propício para o surgimento e desenvolvimento de startups e negócios de base tecnológica - Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0. A Economia 4.0 é um conceito que surge em resposta às transformações aceleradas proporcionadas pela quarta revolução industrial. Caracterizada pela convergência de tecnologias digitais, automação avançada, inteligência artificial e internet das coisas, essa nova era impulsiona mudanças profundas nos processos produtivos, na organização do trabalho e nas relações econômicas.

A conquista do IF Sudeste MG neste edital reafirma o compromisso da instituição com o avanço tecnológico e o estímulo ao empreendedorismo, alinhados com as demandas da sociedade contemporânea. Evidencia, ainda, o comprometimento da instituição em promover a inovação e o empreendedorismo como motores do desenvolvimento regional.

*Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica