Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 08 > Abertas inscrições para o I Concurso Cultural do IF Sudeste MG

Abertas inscrições para o I Concurso Cultural do IF Sudeste MG

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de outubro por estudantes ou egressos dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação
Exibir carrossel de imagens I Concurso Cultural do IF Sudeste MG

I Concurso Cultural do IF Sudeste MG

Quer mostrar o seu talento na literatura, nas artes visuais ou na música? O momento chegou! Estão abertas as inscrições, no período de 18 de agosto a 15 de outubro, para o I Concurso Cultural do IF Sudeste MG. O evento ocorrerá entre os dias 22 e 24 de novembro e será sediado pelo Campus Rio Pomba. Podem se inscrever gratuitamente estudantes ou egressos dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação do IF Sudeste MG, que possuam idade superior a 14 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário on-line,  anexando os documentos solicitados no edital do concurso.

O concurso terá um formato híbrido, sendo facultada aos proponentes a apresentação presencial ou virtual de propostas artísticas nas seguintes categorias: Poema/conto, Desenho/pintura, Música autoral/cover. A avaliação, a exposição ao público e a premiação das propostas artísticas submetidas na categoria presencial serão distintas daquelas submetidas na categoria virtual.

Os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com certificado e medalha, uma visita guiada ao Instituto Inhotim (Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico), localizado em Brumadinho, Minas Gerais, além de um livro, de livre escolha do candidato no valor de até R$100,00 (cem reais), resultante do apoio do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - Seção Sindical de Rio Pomba ao I Concurso Cultural do IF Sudeste MG

De acordo com a servidora Bruna Caroline de Souza Berbert, coordenadora do concurso cultural, "a nossa instituição está repleta de estudantes talentosos, que compartilham seu fazer artístico em diversas atividades e eventos escolares. Textos literários, músicas, desenhos e pinturas são apenas alguns exemplos do que é produzido cotidianamente pelos nossos estudantes - produtos que, muitas vezes, ficam restritos à sala de aula ou ao conhecimento de amigos próximos e familiares. Por meio deste concurso, buscamos colocar em evidência tais talentos, reunindo alunos e egressos, provenientes de diversas localidades, concentrando-os em um evento inédito de compartilhamento e fruição estética elevada", enfatiza.

Bruna Berbert também ressalta que esta é a primeira vez que o Campus Rio Pomba sedia um evento artístico desta magnitude. "Acreditamos que todos os envolvidos serão extremamente beneficiados com esta experiência, que será eternizada em um e-book que reunirá todas as obras e performances premiadas. Incentivamos todos aqueles que já passaram pelo IF Sudeste MG e que possuam alguma produção nas áreas da literatura, artes visuais ou música a se inscreverem! O evento foi pensado para favorecer a participação de todos!", destaca.