Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 09 > IF Sudeste MG divulga convidados de mesa redonda da segunda noite do VII ENNEABI
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG divulga convidados de mesa redonda da segunda noite do VII ENNEABI

Mesa redonda será no Teatro Municipal de São João del-Rei, durante o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal
IF SUDESTE MG DIVULGA CONVIDADOS DE MESA REDONDA DA SEGUNDA NOITE DO VII ENNEABI

IF SUDESTE MG DIVULGA CONVIDADOS DE MESA REDONDA DA SEGUNDA NOITE DO VII ENNEABI

Quando a gente faz uma grande festa, sempre tem aqueles convidados especiais. E quanto mais, melhor! Pois, realizar um evento nacional como o VII ENNEABI e VII ERAS também é uma grande festa e para somar aos nossos mais de 1.200 inscritos trouxemos pessoas especiais que vão abrilhantar a segunda noite com mesa redonda do evento, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de setembro. 

Pensando nisso a Comissão Organizadora do VII ENNEABI e VII ERAS divulga nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, os palestrantes e mediadora confirmados para a Mesa Redonda do evento que acontecerá no dia 15 de setembro às 19 horas no Teatro Municipal em São João del-Rei.  A programação completa já está no site. 

Sobre a Mesa Redonda

A Mesa Redonda será realizada presencialmente na cidade de São João del-Rei, estado de Minas Gerais, durante a segunda noite de  programação do VII Encontro Nacional de NEAB’s e NEABI’s e grupos correlatos da Rede Federal, no dia 15 de setembro, no Teatro Municipal, onde haverá também presença de autoridades, entre gestores do IF Sudeste MG e outros IFs do país e representantes de instituições e/ou organizações ligadas à temática das relações raciais. 

O tema da Mesa Redonda será "O Contexto jurídico- político das leis cotas no Brasil na atualidade" com deputada federal Dandara Tonantzin,  a representante do MEC/SETEC Lena Garcia e o Professor Délton Felipe. A mediação será da pedagoga Pâmela Alves.

Sobre os palestras e mediadora

DANDARA TONANTZIN- Dandara Tonantzin Silva Castro, 29 anos, é nascida em Gurinhatã, mas reside há vários anos no bairro São Jorge, periferia de Uberlândia (MG). Pedagoga formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nas universidades, ela foi cotista nos programas de acesso à graduação e pós-graduação. Dandara possui uma trajetória de lutas pela educação pública tendo sido liderança estudantil, tendo sido dirigente do DCE-Diretório Central dos Estudantes da UFU e da UNE-União Nacional dos Estudantes.

Em 2022, Dandara foi a primeira mulher negra da história do Triângulo Mineiro, eleita deputada federal (PT/MG), com 86.034 votos.  Ela faz parte da nova geração de lideranças políticas que ocupa a Câmara Federal na legislatura com a maior diversidade de raça e gênero da história. Em seu curto tempo de atuação parlamentar a Câmara dos Deputados, Dandara já ocupa funções importantes: é membro titular da Comissão de Educação, onde ela é Presidente da Subcomissão Permanente de Educação Inclusiva e Ações Afirmativas; é relatora da Revisão da Lei de Cotas Raciais nas instituições federais de ensino; é vice-líder da Bancada de Deputados do PT; e, é também Coordenadora da Frente Parlamentar Mista Antirracismo na Câmara dos Deputados.

LENA GARCIA (MARCILENE GARCIA DE SOUZA)- Lena é doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010). Foi Bolsista do Programa Internacional de Bolsas na Pós-Graduação da Fundação Ford-International Fellowships Program (2007 a 2010) em programa de doutoramento. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná -UFPR (2003). Cursou Especialização em Culturas Africanas e Relações Interétnicas na Educação Brasileira (2000). É Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná -UFPR (1998). 

DELTON FELIPE- Professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá – Paraná, Pesquisador Visitante da Escola de Direito da FGV – SP. Diretor da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e Coordenador de observatório e Agência de Impacto das Cotas Raciais da ABPN e Editor Executivo da Revista ABPN, Coordenador do Projeto Formação para Avaliação das Políticas Afirmativas na Universidade Estadual De Maringá- Paraná: Gestão, Acompanhamento e c Impactos financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Seti (2023-2024); Coordenador do Projeto Mapeamento de Ações de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade na Gestão Pública – Financiado pela Tide Setúbal (2023), Coordenador do Programa de Diversidade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (2022,2023), Membro do Grupo de Trabalho (GT) criado para o aperfeiçoamento da Lei 12.990/14 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Portaria nº 3.204/2023. Com publicações nacionais e internacionais, entre elas o livro Cotas Raciais: Gestão, Implementação e Permanência.

PÂMELA ALVES- Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei, UFSJ. Especialista em Didática e Trabalho Docente pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IF Sudeste MG. Seus estudos e pesquisas estão relacionados às práticas de educação de estudantes negros no ensino superior e aos processos de heteroidentificação racial em políticas de ações afirmativas. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sócio Históricas em Educação, NEPSHE-UFSJ.

Sobre o VII ENNEABI

A Comissão Organizadora tem como presidente a Pró-Reitora de Extensão, Professora Rosana Machado, primeira pró-reitora negra da instituição e é formada por mais de 40 servidores de institutos federais de diversas partes do país.

O ENNEABI foi idealizado com o objetivo de criar um espaço coletivo e político de troca de experiências, debates, reflexões e formação capaz de agregar instituições e sujeitos de todo o Brasil que compõem a Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Em uma busca constante e articulada para garantir a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornaram obrigatórios o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, mas também elaborar reflexões sobre as leis Lei nº 12.711/2012 (cotas para ingresso de estudantes nas instituições federais de ensino) e a Lei 12.990/2014 (cotas para ingresso no serviço público federal).

Desde 2015, já foram realizados seis encontros: Belém-IFPA (2015), São Luís-IFMA (2016), Campos dos Goytacazes – IFRJ (2017), Salvador-IFBA (2018) e Alagoas-IFAL (2019), ocasião em que se deliberou para que o VI encontro ocorresse no IFSP (2020), e que, devido à pandemia, ocorreu de forma remota. O VII Encontro Nacional acontecerá no período de 14 a 16 de setembro de 2023, nas dependências do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus São João del-Rei.

A proposta é que se possa discutir no VII ENNEABI o papel da Rede Federal nesse momento histórico que estamos vivenciando. Na sequência de um período de falta de investimentos em educação e políticas públicas pela igualdade racial, percebeu-se um aumento significativo no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes.

Para acessar o site do evento, clique aqui

Para acessar o site do evento com a programação completa, clique aqui

registrado em: