Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 09 > IF Sudeste MG divulga expositores da Feira Afroempreendedora 2023

IF Sudeste MG divulga expositores da Feira Afroempreendedora 2023

Instituição sediará nesta semana o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal
Exibir carrossel de imagens IF SUDESTE MG DIVULGA EXPOSITORES DA FEIRA AFROEMPREENDEDORA 2023

IF SUDESTE MG DIVULGA EXPOSITORES DA FEIRA AFROEMPREENDEDORA 2023

"A Feira de Caruaru. Faz gosto a gente ver. De tudo que há no mundo. Nela tem pra vender. Na feira de Caruaru". Como diria a música de Luiz Gonzaga, quem não gosta de uma boa feira? Ainda mais se tem variedade e promove a visibilidade de afroempreendedores e afroempreendedoras de toda região!

A Comissão Organizadora divulga nesta terça-feira, dia 12 de setembro, quem são os produtores e produtoras negros, quilombolas e indígenas que estarão presentes na IV Feira Afroempreendedora que ocorrerá junto ao VII ENNEABI (Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica) e VII ERAS (Encontro de Relações Raciais e Sociedade) que será realizado nos dias 14 a 16 de setembro de 2023.

A Feira Afroempreendedora visa abrir um espaço para a grande força criativa e empreendedora dos afroempreendedores. As inscrições, que encerraram no dia 20 de agosto, são direcionadas a todos que se autodeclaram negras(negros), indígenas e quilombolas que criem em diferentes setores (arte, moda, cosméticos, gastronomia, audiovisual, comunicação, entre outros) e estejam interessados em oferecerem seus produtos no evento.

Sobre a Feira Afroempreendedora

Dias 14 e 15/09 (quinta e sexta-feira)
Horário: 09:00 às 18:00
Local: IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei.
Informações sobre o local: O Campus fica localizado numa área mais afastada da cidade. Os possíveis compradores serão os participantes do evento, estudantes e servidores da instituição.

Dia 16/09 (sábado)
Horário: 13:00 às 18:00 Local: Pátio Matozinhos.
Informações sobre o local: É um local de grande circulação na cidade, um tipo de Shopping vertical. Além do público participante do evento teremos a participação espontânea dos cidadãos de São João del-Rei. Ocorrerão apresentações culturais durante a realização da Feira.

Sobre o VII ENNEABI

A Comissão Organizadora tem como presidente a Pró-Reitora de Extensão, Professora Rosana Machado, primeira pró-reitora negra da instituição e é formada por mais de 40 servidores de institutos federais de diversas partes do país.

O ENNEABI foi idealizado com o objetivo de criar um espaço coletivo e político de troca de experiências, debates, reflexões e formação capaz de agregar instituições e sujeitos de todo o Brasil que compõem a Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Em uma busca constante e articulada para garantir a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornaram obrigatórios o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, mas também elaborar reflexões sobre as leis Lei nº 12.711/2012 (cotas para ingresso de estudantes nas instituições federais de ensino) e a Lei 12.990/2014 (cotas para ingresso no serviço público federal).

Desde 2015, já foram realizados seis encontros: Belém-IFPA (2015), São Luís-IFMA (2016), Campos dos Goytacazes – IFRJ (2017), Salvador-IFBA (2018) e Alagoas-IFAL (2019), ocasião em que se deliberou para que o VI encontro ocorresse no IFSP (2020), e que, devido à pandemia, ocorreu de forma remota. O VII Encontro Nacional acontecerá no período de 14 a 16 de setembro de 2023, nas dependências do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus São João del-Rei.

A proposta é que se possa discutir no VII ENNEABI o papel da Rede Federal nesse momento histórico que estamos vivenciando. Na sequência de um período de falta de investimentos em educação e políticas públicas pela igualdade racial, percebeu-se um aumento significativo no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes.

Nesse momento de retorno do Ministério da Igualdade Racial, cuja ministra é Anielle Franco, irmã de Marielle e a criação do Ministério dos Povos Indígenas, sob comando de Sônia Guajajaras, espera-se que novas políticas públicas apontem para ampliação do acesso às instituições de ensino públicas federais, em todas as modalidades e a defesa da equidade, da diversidade e do respeito nos ambientes acadêmicos.

Para se inscrever no VII ENNEABI e VII ERAS, acesse o site do evento aqui

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO!