Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 09 > VII Enneabi e VII Eras promovem reflexões sobre sustentabilidade

VII Enneabi e VII Eras promovem reflexões sobre sustentabilidade

A oficina “Biojóias: linguagem, simbolismo e sustentabilidade” agregou conhecimento sobre crescimento sustentável e valorização do trabalho artesanal

As biojóias são acessórios sustentáveis produzidos artesanalmente a partir de insumos encontrados na natureza, como por exemplo, sementes, folhas, pedras, cascas, etc. Em cada etapa da produção se tem o cuidado com a sustentabilidade.

Foi em busca desse saber, que vários participantes do VII Enneabi e do VII Eras participaram da oficina de Biojóias: linguagem, simbolismo e sustentabilidade”, realizada na sexta-feira, 15 de setembro.

A ministrante da oficina, a professora de língua portuguesa do Instituto Federal do Maranhão – Campus Maracanã, Adriana Geisa Jansen Araújo, destacou a importância de ministrar essa oficina fora do estado do Maranhão: “É a primeira vez que estamos vindo ao Enneabi com a oficina de biojóias. É excelente ensinar as pessoas a trabalharem com reciclagem, com sementes, a conhecer esses materiais e ter uma renda", analisa ela.

A professora Adriana acrescentou que foi uma experiência maravilhosa “quase que inesquecível, pois estou trazendo uma tradição familiar. Eu me senti extremamente emocionada como se eu tivesse trazendo minha ancestralidade para outro estado e mostrando para eles como a gente tem essa cultura de trabalhar com artesanato em nosso estado do Maranhão".

Para contribuir na oficina, o estudante do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Maranhão – Campus Maracanã e orientando do “Projeto Biojóias”, Rômulo Isac,  trouxe suas experiências para o evento. “As biojóias têm muita essa pegada ecológica, de produzir uma coisa bonita e sustentável sem agredir o meio ambiente", avalia o estudante.

Com a mão na massa, e produzindo biojóia, o discente do Curso Técnico em Meio Ambiente, Braion dos Santos, do IF Sul de Minas - Campus Inconfidentes, elogiou a qualidade da oficina. “Eu faço Meio Ambiente lá no Campus e já era uma área que eu tinha interesse. Eu estou gostando e  curtindo a  oficina”, finalizou.