Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 10 > IF Sudeste MG participa do 2º Encontro de Encarregados de Dados Pessoais

IF Sudeste MG participa do 2º Encontro de Encarregados de Dados Pessoais

Evento ocorreu em Brasília e teve participação da instituição também na rede de organizadores

Entre os dias 18 e 20 de setembro, em Brasília - DF, o IF Sudeste MG esteve presente, por meio de suas representantes, no 2º Encontro dos Encarregados de Dados Pessoais das Instituições de Ensino Superior, evento organizado pela própria instituição em parceria com os institutos federais do Paraná (IFPR) e de Brasília (IFB). A encarregada Pollyana Moreira e a auditora do IF Sudeste MG Maria Luiza Firmiano Teixeira participaram presencialmente, enquanto o reitor André Diniz fez explanação ao público do evento de maneira remota.

Buscando aproximar os encarregados das Instituições de Ensino Superior (IES), especialmente as federais, o Encontro promoveu a troca de experiências e aprimoramento da atuação destes profissionais no tocante ao processo de adequação das organizações à Lei Geral de Proteção de Dados. Contando com patrocínio da RNP, a programação foi composta por palestras e a participação de estudiosos da área, além da participação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e da Controladoria Geral da União. “Processo de Adequação dos Órgãos Públicos”, “Profiling e a sua conexão com a aplicação da Inteligência Artificial” e “Requisitos para Atendimento aos Titulares de Dados” foram alguns dos temas, além de “Eticidade no Tratamento de Dados Pessoais na Pesquisa Científica”, “Tratamento de Dados de Criança e Adolescentes nas Instituições de Educação”, “Desafios e avanços ligados a regulamentação da LGPD”, “Importância do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais no Setor Público, Harmonização da LAI e LGPD, Atuação Fiscalizatória da ANPD.

IMG_20230919_153935472_HDR.jpgO evento também contou com espaço para apresentações de encarregados das instituições de ensino, que compartilharam relatos de experiências sobre o processo de adequação de suas organizações. Complementando a programação, oficinas enriqueceram a participação do Encontro, tais como “Elaboração de Registro de Atividades de Tratamento (RAT)”, “Relatório de Impacto a Proteção de Dados Pessoais (RIPD)” e, ainda, o workshop “Design Thinking - serviços de DPOaaS para Sistema RNP”. A lista completa de atrações pode ser encontrada no site do evento.

Segundo a Encarregada do IF Sudeste MG Pollyana Moreira, que também esteve à frente da organização, o 2º Encontro de Encarregados possibilitou o aprofundamento dos conhecimentos relacionados à privacidade e proteção de dados pessoais, oportunizando a troca de experiências, boas práticas e “angústias” relacionadas a adequação da lei por parte dos encarregados. Ela destacou o apoio da SERPRO no engajamento de jovens na temática, conquista alcançada por meio do recurso educacional SerDigi. “É um jogo de tabuleiro para conscientizar crianças e adolescentes sobre privacidade e proteção de dados pessoais, proporcionando uma aprendizagem interessante e divertida sobre o comportamento seguro no ciberespaço…mídias, internet, redes sociais, etc”, definiu a encarregada. O recurso mencionado pode ser acessado gratuitamente nesta página

IMG-20230921-WA0015.jpgSegundo Pollyana, a intenção é realizar o Encontro anualmente, de forma itinerante, fazendo com que se torne um momento referência para a capacitação dos encarregados de dados. “Além disso, ele serve ao fortalecimento do trabalho em rede, especialmente dos Institutos Federais, revelando o potencial e bom trabalho realizado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, complementou.

Para saber mais

As palestras foram gravadas e, em breve, estarão disponíveis na TV IFB. Também é possível acessar o conteúdo do 1º Encontro dos Encarregados de Dados Pessoais das Instituições de Ensino Superior no canal do IF Sudeste MG no Youtube.