Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 10 > Últimos dias: você pode se inscrever no Processo Seletivo do IF Sudeste MG até 16 de outubro

Oportunidades são para cursos técnicos, de especialização técnica, de graduação e de pós-graduação, com ingresso no primeiro semestre de 2024

Se você pretende estudar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) a partir do primeiro semestre do ano que vem, não há tempo a perder. O Processo Seletivo de estudantes tem inscrições apenas até a próxima segunda-feira, 16 de outubro. São mais de 4 mil vagas em cursos técnicos, de especialização técnica, de graduação e de pós-graduação em dez unidades de Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul de Minas: Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá.

Os editais podem ser consultados em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, mesma página a partir da qual é possível se inscrever, em qualquer computador com acesso à internet. Se preferirem, os candidatos também poderão recorrer ao atendimento presencial na secretaria de qualquer uma das unidades participantes (os horários estão indicados nos editais). Os interessados se inscrevem a partir de sua conta gov.br (o procedimento para criação da conta é muito simples e está disponível em https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br). Quem ainda não tem conta no gov.br também pode aprender como criar a sua, assistindo a este tutorial disponível no canal do IF Sudeste MG no Youtube.

É totalmente gratuita a inscrição para três modalidades: cursos técnicos concomitantes e/ou subsequentes, técnicos do Proeja e de especialização técnica (nesses casos o acesso à instituição é por sorteio). As outras modalidades têm taxa de inscrição (quem conseguiu a isenção não paga, mas também precisa se inscrever). Isso porque o método de seleção para cursos técnicos integrados e de graduação será prova, prevista para 26 de novembro. O ingresso na pós-graduação dependerá de critérios específicos previstos nos editais.

Confira a relação completa de cursos e vagas em  www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo.

Cinco motivos para se inscrever

O IF Sudeste MG recebeu este ano nota máxima (Conceito Institucional 5) do Ministério da Educação para a oferta presencial de graduação. Também foi alto o conceito atribuído pelo MEC à instituição para a oferta a distância de cursos superiores: CI 4. O processo consiste na verificação do atendimento às exigências legais de funcionamento e dos indicadores de qualidade da educação superior.

Com o slogan “Seu potencial elevado ao máximo”, este Processo Seletivo do IF Sudeste MG é o primeiro desde que a instituição obteve o Conceito Institucional 5. Para celebrar a nota máxima, registramos cinco motivos para você não deixar de fazer sua inscrição no Processo Seletivo até 16/10:

• Gratuidade: para estudar em todos os cursos de todas as unidades, não há mensalidade: a educação no IF Sudeste MG é sempre gratuita.

• Qualidade: ainda que o CI 5 seja um conceito relativo à graduação, a busca pela excelência está presente em todas as modalidades, do ensino médio (com os cursos técnicos integrados) ao doutorado profissional.

• Formação completa: a educação em que o IF Sudeste MG acredita não separa ensino, pesquisa (por exemplo, com projetos de iniciação científica) e extensão (com ações que envolvem o público externo), possibilitando uma formação mais ampla.

• Todo mundo é bem-vindo: se você quer concluir a educação básica e ao mesmo tempo se profissionalizar depois dos 18 anos (com o Proeja), fazer um curso técnico, avançar para a graduação ou continuar sua carreira acadêmica (com uma pós), uma realidade não muda: o IF Sudeste MG tem o curso certo para o seu objetivo.

Estamos perto de você: os Institutos Federais, que completam 15 anos em dezembro, têm como uma de suas principais virtudes a interiorização. Com o IF Sudeste MG, dez cidades (seis delas com uma população inferior a 100 mil habitantes) ganharam novas opções. Não é mais preciso ir tão longe para ter acesso a uma educação pública, gratuita e de qualidade.