Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 02 > INPI abrirá novas vagas para o Programa de Mentoria em Proteção da Propriedade Industrial

Programa tem como pré-requisito o curso "Uso da Propriedade Intelectual em Negócios de Base Tradicional"

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) iniciou o processo de abertura de novas turmas para o Programa Mentoria em Proteção Industrial (PMPI). Servidores do IF Sudeste MG podem participar.

Programa Mentoria em Proteção Industrial (PMPI)

O PMPI aborda ações de mentoria e de disseminação da cultura da propriedade intelectual (PI), contribuindo para resultados diretamente associados à expansão do uso do sistema de PI como, por exemplo, o incremento no volume de patentes depositadas no país por residentes. Portanto, o PMPI agrega toda a experiência do INPI, reunindo profissionais de diversas áreas do Instituto (mentores), em favor do processo de alavancagem do uso do sistema por parte dos inventores nacionais (futuros mentorandos do Projeto).

Dessa forma, o programa compreende inicialmente um curso de nivelamento em PI (assíncrono) e posteriormente a etapa de mentoria em si, sendo desenvolvida conforme um Plano de Trabalho a ser elaborado entre mentor (servidor do INPI) e mentorado, estabelecendo as expectativas, objetivos e metas, bem como o cronograma de encontros (presenciais ou por videoconferência) para orientação quanto ao uso do sistema de PI.

Pré-requisitos

Para participar do PMPI, exige-se como pré-requisito o curso "Uso da Propriedade Intelectual em Negócios de Base Tradicional", cuja próxima edição será realizada no período de 20 de fevereiro a 08 de março de 2024 e já está com inscrições abertas. As inscrições podem ser feitas até 20 de fevereiro ou até que todas as vagas oferecidas sejam preenchidas (o que ocorrer primeiro).

Sobre o curso, esclarece-se que:

tem como público-alvo profissionais que atuam em micro, pequenas e médias empresas, além do público em geral;

as vagas são limitadas, as inscrições serão encerradas automaticamente quando o limite de vagas for atingido;

- o curso é gratuito;

- totalmente online;

- totalmente autoinstrucional;

- possui carga horária de 12 h/a;

- oferece certificação para os alunos que realizarem as atividades propostas e obtiverem a nota mínima necessária na prova final.

- A ementa e o guia de inscrição podem ser acessados por meio do link : https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/a-academia/cursos-de-extensao/agenda-de-cursos

- As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://academiavirtual.inpi.gov.br/moodle/course/view.php?id=256

- Aqueles que tiverem interesse em participar do processo de mentoria podem se manifestar fazendo inscrição no link a seguir, para que seja feito o processo de indicação para a mentoria: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScObtLvhDG5gbfmDjSqRKqn7Fmuv6jn1Js27yoUzjunz-zMzg/viewform

Dúvidas podem ser esclarecidas em nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br / (32) 98469-7149.

*Com informações do portal gov.br/inpi