Destaque
Prazo prorrogado! Saiba como fazer a matrícula no SiSU
Conforme o edital, o resultado da classificação da chamada regular, divulgado pelo SiSU, e a convocação dos candidatos, serão divulgados hoje, 28 de janeiro, no endereço eletrônico https://www.ifsudestemg.edu.br. O candidato poderá consultar o resultado das chamadas na página eletrônica do SiSU e no site: https:/ www.ifsudestemg.edu.br/matriculas.
A solicitação de Matrícula deve ser feita de 29 de janeiro a 3 de fevereiro exclusivamente de forma online, através do sistema: https://matriculas.ifsudestemg.edu.br. A seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, estando sua matrícula condicionada à comprovação de atendimento dos requisitos legais e regulamentares pertinentes. A comprovação de renda se fará pertinente também para os candidatos que estiverem em condições de empate, no limite das vagas ofertadas, em qualquer grupo de concorrência.
Os candidatos que tiverem dificuldades de acesso à internet e equipamentos para a solicitação da matrícula poderão se dirigir aos campi nas datas descritas no edital.
Será dada prioridade de matrícula ao candidato que comprovar ter renda familiar inferior a dez salários mínimos, ou ao de menor renda familiar, de acordo com a Lei nº 13.184, de 4 de novembro de 2015. Os demais candidatos empatados permanecem na lista de excedentes, na ordem estabelecida pela referida legislação.
A matrícula deverá ser efetivada pelo próprio candidato classificado ou representante legal. Caso seja menor de 18 (dezoito) anos, a matrícula do candidato deverá ser solicitada pelo pai, mãe ou representante legal.
Como fazer a matrícula
Para a realização da matrícula on-line, o candidato convocado deverá preencher as informações e anexar os documentos no sistema: https://matriculas.ifsudestemg.edu.br/, conforme orientação disponível no “Passo a passo para as matrículas”.
A solicitação de matrícula só será confirmada após clicar no botão “Confirmar Solicitação de Matrícula” na última tela do sistema. Depois dessa finalização, será encaminhado um comprovante para o e-mail cadastrado no ato da inscrição. Solicitações de matrícula sem confirmação serão indeferidas. Após clicar no botão “Confirmar Solicitação de Matrícula”, a solicitação de matrícula será enviada, não sendo mais possível realizar alterações.
Será permitida a realização de alterações na solicitação de matrícula, sob responsabilidade do candidato, SOMENTE no período de matrícula da chamada em que o candidato foi convocado.
Para realizar as alterações, o candidato deverá logar no sistema quantas vezes precisar, porém após clicar no botão “Confirmar Solicitação de Matrícula”, a solicitação de matrícula será enviada, não sendo mais possível realizar alterações.
Sobre os documentos
Todos os candidatos classificados para os cursos graduação - SiSU deverão apresentar, para efetivação da matrícula, os seguintes documentos:
a) Documento de identificação oficial com foto (frente e verso);
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou protocolo provisório;
c) 01 (uma) fotografia 3x4 (recente);
d) Histórico Escolar de conclusão do ensino médio (frente e verso), ou certificação do ENEM ou ENCCEJA, ou declaração provisória de conclusão do ensino médio. Obs.: a declaração deverá ser substituída por histórico escolar em até 30 dias, a contar da data da efetivação da matrícula ou quando solicitado pela secretaria do campus, se
posterior a esse prazo, conforme item 6.7.;
e) Declaração de ciência da utilização de imagem e voz, conforme ANEXOS VII ou VIII;
f) Para os candidatos menores de 18 anos: CPF e documento de identificação oficial com foto do responsável (frente e verso);
g) Para os candidatos maiores de 18 anos: Certidão de quitação eleitoral disponível no site: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;
h) Para os candidatos do sexo masculino com idade inferior a 45 anos: Declaração de estar em dia com serviço militar, de acordo com modelo disponível no site https://www.ifsudestemg.edu.br/matriculas;
i) Para os candidatos ou responsáveis legais que se fizerem representar por alguém: Procuração. Deverá ser apresentada juntamente com documento de identidade do representante (frente e verso).
É importante ressaltar que caso o candidato tenha se inscrito pelo sistema de cotas, deverá apresentar também os documentos comprobatórios conforme o grupo de concorrência. Tais documentos estão listados no edital.
Observações
- O candidato é o ÚNICO responsável pelo correto preenchimento da Matrícula. Por isso, a leitura do edital é de extrema importância.
- Os documentos anexados poderão ter no máximo 15 MB (por arquivo de documento e fotos), em formatos PDF/JPEG/JPG/TIFF/PNG/TIF. Para o vídeo dos candidatos aprovados nas vagas reservadas a negros (pretos ou pardos) o formato deverá ser Mp4 e tamanho máximo de 30MB.
- Não serão considerados, para a solicitação de matrícula, documentos encaminhados por via postal, via fax, protocolados nos campi e/ou via correio eletrônico (e-mail). A documentação deverá ser anexada no momento da matrícula, via sistema.
- O discente deverá apresentar presencialmente, no endereço do campus no qual efetuou a matrícula, as cópias com os originais dos documentos utilizados nesta matrícula, em data a ser agendada posteriormente, de acordo com o cronograma e a orientação de cada campus, durante o semestre letivo e divulgado nos canais institucionais.
- Para os cursos a distância, caso não seja possível a realização da entrega dos documentos de forma presencial no campus, poderão ser enviadas as cópias dos documentos via Correios, para o endereço do ANEXO X do edital. Nesse caso, o comprovante de escolaridade e o documento oficial com foto do estudante deverão ser cópias conferidas com o original em algum órgão público ou autenticadas em cartório. Os demais documentos poderão ser encaminhados por meio de cópia simples.
Datas importantes
No mesmo período da matrícula, de 29 a 3 de fevereiro, deverá ser realizada e entrega de documentação para comprovação de escola pública ou escola comunitária que atua no âmbito da educação do campo conveniada com o poder público, renda, PcD, heteroidentificação e família pronafiana no sistema: https://matriculas.ifsudestemg.edu.br/
No dia 06 de fevereiro, a partir das 19 horas, será publicado o resultado provisório de documentação de matrícula,
comprovação de escola pública ou escola comunitária que atua no âmbito da educação do campo conveniada com o
poder público, renda, PcD, heteroidentificação e família pronafiana no site: https://www.ifsudestemg.edu.br/matriculas
Nos dias 7 e 10 de fevereiro, o candidato poderá interpor recurso contra o resultado de documentação
de matrícula, comprovação de escola pública ou escola comunitária que atua no âmbito da educação do campo
conveniada com o poder público, renda, PcD, heteroidentificação e família pronafiana no sistema:
https://matriculas.ifsudestemg.edu.br/.
No dia 13 de fevereiro, a partir das 19 horas, será divulgado o Resultado do Recurso e Resultado definitivo da solicitação de matrícula no site: https://www.ifsudestemg.edu.br/matriculas.
Confira as datas referentes à Lista de Espera no edital.




