Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2025 > 03 > Encontro da Gestão 2025-2029: novo corpo de gestores se reúne para alinhar diretrizes e planejar ações
conteúdo

Destaque

Encontro da Gestão 2025-2029: novo corpo de gestores se reúne para alinhar diretrizes e planejar ações

Com a presença do novo corpo de gestores do IF Sudeste MG, evento acontece na próxima semana, entre os dias 1º e 3 de abril, em Brasília

Na próxima semana, entre os dias 1º e 3 de abril, em Brasília, acontecerá o Encontro da Gestão 2025-2029. O evento, segundo o professor Valdir José da Silva, reitor eleito, será uma oportunidade para alinhamento das diretrizes institucionais e planejamento de ações estratégicas para os próximos anos. Aproveitando a ocasião, nossos dirigentes farão uma visita à Câmara dos Deputados com o intuito de estreitar e fortalecer as relações parlamentares, que, em tempos de contingenciamentos e cortes, é uma ação de reconhecida importância para a evolução do IF Sudeste MG.

Confira a programação do Encontro!

O evento contará com a participação de diretores-gerais eleitos, pró-reitores, diretores e diretoras sistêmicos. E, segundo o professor Valdir,  será uma excelente oportunidade de os novos gestores se prepararem para dar início à uma gestão integrada e coesa, em que prevaleça o espírito público e colaborativo, com a aproximação entre Reitoria e campi e dos campi entre si:

“Nossa maior expectativa é proporcionar a todos os membros da nova gestão dos campi e da Reitoria, a condição de conhecer os principais desafios, vivenciar as articulações e perceber as oportunidades atuais para desenvolver uma gestão cada vez mais inovadora, integrada, sustentável e democrática no IF Sudeste MG, voltada para uma educação de qualidade e socialmente referenciada, alinhada com as principais políticas em voga na Rede Federal”, enfatiza Valdir.

Demonstrando nossa força

"(...) Nossa instituição é multicampi, mas não pode ser fragmentada, pois todas as unidades são igualmente importantes e a força de uma contribui para as demais. Por isso a importância da presença de todos os dirigentes e não apenas do reitor em Brasília. É um excelente momento para network, congraçamento, nivelamento de informações e integração de todos”, reflete Valdir.

Brasília é a fonte das principais políticas em nível federal, seja no poder executivo ou legislativo. E, como apontou o reitor eleito, é  lá que estão as oportunidades para se buscar recursos de emendas parlamentares e realizar as articulações interministeriais necessárias para desenvolver a nossa instituição. E, para ele, tais oportunidades precisam ser acessíveis a todos os gestores, sejam os pró-reitores, em cada uma de suas áreas, ou cada diretor-geral. Por isso é importante que os gestores do instituto compareçam juntos à capital federal: “A presença de todo o corpo dirigente em conjunto demonstra a força política do IF Sudeste MG e é um momento que promove a força sinérgica da união de todos em favor da coesão institucional, tão importante nesse momento. Nossa instituição é multicampi, mas não pode ser fragmentada, pois todas as unidades são igualmente importantes e a força de uma contribui para as demais. Daí a importância da presença de todos os dirigentes e não apenas do reitor em Brasília. É um excelente momento para networking, congraçamento, nivelamento de informações e integração de todos”, reflete Valdir.

Nova Gestão

A previsão é de que a nova gestão tenha início em 28 de abril. Até lá, o reitor eleito está à frente do processo de transição com o objetivo de tomar conhecimento de toda a situação atual e assim poder delinear as ações futuras mais urgentes e necessárias para o instituto:

“Há os processos em andamento que não podem parar, como por exemplo: processo seletivo, folha de pagamento, contratos, licitações, obras, ensino, pesquisa, extensão e inovação, assistência estudantil e tantos outros; e há os processos que necessitam ser readequados para resolver ou amenizar situações incômodas, ou ser implementados visando o planejamento minimamente  adequado, como por exemplo: reorganização e articulação entre setores na reitoria para dar respostas mais precisas e imediatas à comunidade acadêmica; aproximação dos gestores com os servidores para apoio e divisão de responsabilidade nos processos operacionais, evitando conflitos e transferências de responsabilidade; diálogo mais estreito entre os vários setores da reitoria e com os campi; diagnóstico e discussão da metodologia para a elaboração do novo PDI, que necessita ser participativo e representativo dos anseios de toda a Instituição, tanto da comunidade acadêmica quanto das diversas unidades”, propõe o professor.

Desafios e perspectivas

O professor Valdir destacou sua preocupação com o corte anunciado de 5% no orçamento e o contingenciamento que permite a utilização de apenas 1/18 do orçamento por mês.

Conforme decreto publicado em 21 de março, cada órgão federal poderá empenhar, até novembro, 1/18 dos gastos discricionários a cada mês dos valores inicialmente previstos no projeto do Orçamento. Leia mais sobre o assunto em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-03/decreto-provisorio-restringe-r-1284-bi-do-orcamento-ate-maio.

Diante desse cenário, o reitor eleito já pretende colocar o assunto em pauta na ocasião do Encontro:

“Vamos aproveitar a ida à Brasília para levar nossas demandas à SETEC e aos deputados(as) para ver se revertemos essa situação desfavorável. Pois estamos assumindo a gestão com o ano fiscal e letivo em andamento, sem termos participado do planejamento orçamentário de 2025, o que nos obriga a trabalharmos na base da improvisação para garantirmos que o nosso esforço trará os resultados que a Instituição necessita e merece”, planeja ele.

Novo corpo de gestores

Na composição do corpo de gestores, o reitor eleito afirma ter buscado formar uma equipe com perfil técnico e humano: “Pretendemos que todos tenhamos por princípio o comprometimento com os resultados, com a eficiência e a eficácia, prezando sempre pelas entregas necessárias e zelando pelas relações interpessoais, acolhimento e cuidado com as pessoas. Assim, pretendemos realizar um bom trabalho em equipe e os líderes desse time que já foram escolhidos”. 

Conheça os integrantes do time de gestores do IF Sudeste MG 2025-2029:

Pró-reitoria de Administração - Fabrício Tavares de Faria

Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional -  Eduardo Sales Machado Borges

Pró-reitoria de Ensino  - Marcos Pavani de Carvalho

Pró-reitoria de Extensão - José Manoel Martins

Pró-reitoria de Pesquisa, Pós graduação e Inovação  - Fabianne Magalhães Girardin Pimentel Furtado

Diretoria de Gestão de Pessoas - Rivamar Marques Araújo - Diretoria  Adjunta -  Josefina Maria Sucasas Braz

Chefia de Gabinete - Carlos Eduardo da Silva

Diretoria de Orçamento e Finanças -  Diego da Silva Augusto

Diretoria de Administração -  Anderson Novais Soares

Diretoria de Engenharia e Arquitetura - Ana Carolina Lopes Duarte

Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - Ana Paula Gonçalves Oliveira

Diretoria de Ensino - Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira

Diretoria de Processos Seletivos - Juliana Rodrigues de Almeida

Diretoria de Apoio ao Discente - Cheilon Caldeira Camargo

Procurador Institucional -  Kleber Mariano Ribeiro

Diretoria de Extensão - Gilson Soares Toledo

Diretoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais - Daniel Augusto de Oliveira

Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação - Cíntia Fernandes Marcellos

Diretoria do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - Flávia Couto Ruback Rodrigues



 

registrado em: