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IF Sudeste MG participa do 1º Encontro Nacional dos Centros de Línguas da Rede Federal
Entre os dias 14 e 16 de maio de 2025, o Instituto Federal do Sudeste de Minas participou do 1º Encontro Nacional dos Centros de Línguas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ocorrido em Foz do Iguaçu, no Campus do Instituto Federal do Paraná e no Parque Tecnológico da Itaipu Binacional, o evento teve o objetivo de compartilhar experiências sobre o planejamento, a organização, a operacionalização e a avaliação desses órgãos institucionais atrelados ao processo de internacionalização e, consequentemente, à transformação de vidas por meio da educação linguística.
Programação e reflexões
"O encontro representa um marco para a história da Rede, pois sagra programas, projetos e ações práticos, idealizados, planejados, executados e avaliados segundo uma institucionalização de políticas verdadeiramente críticas, voltadas para as demandas locais dos campi," analisou o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG, Prof. Daniel de Oliveira.
Ao longo dos três dias do encontro, houve apresentações das instituições da Rede acerca do histórico, da execução de projetos e de oficinas sobre implantação dos Centros de Línguas e ferramentas inovadoras para a operacionalização deles. Além disso, houve sessões de comunicações a respeito de programas, projetos e ações desenvolvidos no contexto das políticas linguísticas institucionais, palestras com linguistas convidados e mesas redondas temáticas.
O IF Sudeste MG, por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, apresentou duas comunicações: a primeira, na etapa introdutória do evento, versou sobre o cenário de criação e de encaminhamentos sobre os seus Centros de Línguas, em 2013, e a segunda, durante as sessões a respeito de práticas pedagógicas em salas temática, abordou as políticas linguísticas institucionais como fundamentais para o desenvolvimento da internacionalização e dos eixos finalísticos, salientando o Programa “Português como Língua Adicional em Rede” (PLA em Rede) como propulsor da educação linguística crítica e da cooperação internacional.

"O encontro representa um marco para a história da Rede, pois sagra programas, projetos e ações práticos, idealizados, planejados, executados e avaliados segundo uma institucionalização de políticas verdadeiramente críticas, voltadas para as demandas locais dos campi. Um exemplo é o projeto nacional vinculado à aplicação de exames de proficiência que está sendo desenvolvido pelo Instituto Federal de São Paulo," analisou o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG, Prof. Daniel de Oliveira.
A coordenadora geral dos Centros de Línguas do IF Sudeste MG, a Profª. Mariana Demarchi, do Campus Muriaé, também participou do evento e considerou as discussões como muito produtivas para planejar os próximos passos da reestruturação dos Centros no contexto do IF Sudeste MG. Segundo ela, "será preciso pensarmos em um Programa Institucional, devidamente regulamentado segundo as demandas da educação linguística contemporânea, comprometida com as trocas de experiências por meio de línguas adicionais, mas também voltada para o desenvolvimento de uma transculturalidade, permitindo que docentes e estudantes em formação possam aproveitar a diversidade cultural para agirem positivamente em suas comunidades", avaliou a coordenadora.
Sobre os Centros de Língua, Daniel destacou ainda que considera necessário que as políticas destinadas a eles sejam integradas a todos os eixos institucionais – ensino, pesquisa e inovação e extensão, visando, ao desenvolvimento de uma educação linguística crítica atrelada à formação continuada de professores, a criação de um grupo de pesquisa e de mobilização de múltiplas ferramentas metodológicas, e ao impacto social transformador.
Encaminhamentos
Na tarde do último dia do evento, houve uma reunião de trabalho por meio de mesa de discussão e de proposição final para que os presentes compusessem um documento a ser remetido ao Ministério da Educação. A carta manifesto composta contém o reconhecimento da importância dos Centros de Línguas da Rede Federal para a transformação social e discorre sobre demandas urgentes identificadas ao longo dos anos e sistematizadas em rede a partir das discussões travadas nos três dias do encontro.
Paralelamente, ocorreu a eleição da próxima sede do evento. Após exposição das candidaturas, os presentes elegeram o Instituto Federal do Acre como instituição anfitriã do 2º Encontro Nacional dos Centros de Línguas, a ocorrer em Rio Branco, em 2027.




