Geral
VIII ENNEABI: IF Sudeste MG registra expressiva participação
O IF Sudeste MG contou com a participação de 21 servidores(as) e 12 estudantes no VIII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e I Simpósio de Educação Antirracista e Políticas Afirmativas do ProfEPT-IFAP, que ocorreu entre os dias 04 e 06 de junho, no Instituto Federal do Amapá, campus Macapá.
O IF Sudeste MG levou a segunda maior comitiva ao evento: foram 33 participantes entre servidores(as) e estudantes. Para o servidor Diogo Matos, que é vice-presidente do NEABI do campus São João del-Rei e membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Quilombola – CONEEQ (SECADI/MEC), este dado demonstra que é possível, com planejamento e organização institucional, fortalecer a Rede Federal e contribuir, significativamente, para o processo formativo dos(as) estudantes: "A formação dos estudantes é beneficiada pelas trocas de experiências culturais e acadêmicas que a participação em eventos como esse possibilita, bem como pelo aperfeiçoamento da prática profissional dos(as) servidores(as), seja por meio do Ensino, da Pesquisa, da Extensão ou de atividades administrativas", reflete Diogo.
Diogo ressalta que tal participação só foi possível graças ao apoio institucional da Reitoria com os recursos financeiros necessários, tanto para os servidores(as), quanto para os(as) estudantes, além do apoio logístico e de transporte das unidades.
ENNEABI
O ENNEABI é o principal evento da Rede Federal, especialmente dos Institutos Federais, que tem como finalidade fomentar discussões sobre temáticas étnico-raciais, negra, quilombola e indígena, contando também com a participação de Escolas Públicas Estaduais e Municipais e comunidades tradicionais.
IF Sudeste MG no VIII ENNEABI
Nossos(as) servidores(as) e estudantes apresentaram os resultados de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos em nossas unidades (São João del-Rei, Muriaé, Santos Dumont, Barbacena, Ubá, Cataguases, Manhuaçu e Bom Sucesso) nos últimos 02 anos. Tais trabalhos estão relacionados a pesquisas de membros dos NEABIs e a projetos que dialogaram com diversas temáticas, cabendo um destaque para os projetos desenvolvidos via editais de Projetos de Ensino com foco nas Ações Afirmativas e Extensão (Edital PIAEX e Edital “O Brasil é o Café e o Café é o Negro”).
Para Rafael Amaral Pascoal, aluno do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Eletrotécnica do Campus Muriaé, "participar do VIII ENNEABI impactou profundamente a minha formação, especialmente por conectar alunos e servidores que promovem, na prática, uma educação antirracista na Rede Federal, promovendo a inclusão e trocas ricas entre os participantes”, analisou o estudante, que foi bolsista do Projeto de Extensão “Em conto com a literatura afro- brasileira: clube de leitura on-line” e apresentou, no evento, os resultados de uma pesquisa sobre impacto das obras de Conceição Evaristo, a partir das ações do projeto desenvolvido.
“Volto de Macapá com uma convicção ainda maior de que eventos como ENNEABI não servem apenas para valorizar o currículo, eles têm um propósito maior, que nos lembram da nossa jornada na educação que é lutar por uma educação e por ensino superior que seja de todos e não um privilégio. Nossa batalha hoje é o que garante as portas abertas para as futuras gerações que sonham em ocupar esses espaços”, propõe a estudante Mayane Ávila.
Segundo a estudante Mayane Ávila, do curso de Licenciatura em Letras do Campus São João del-Rei, as discussões teóricas, somadas ao compartilhamento de práticas de ensino e vivências culturais, foram essenciais para sua formação e reflexão sobre o próprio futuro profissional:
“Volto de Macapá com uma convicção ainda maior de que eventos como ENNEABI não servem apenas para valorizar o currículo, eles têm um propósito maior, que nos lembram da nossa jornada na educação que é lutar por uma educação e por ensino superior que seja de todos e não um privilégio. Nossa batalha hoje é o que garante as portas abertas para as futuras gerações que sonham em ocupar esses espaços”, propõe Mayane.
Nossa comitiva participou ativamente dos debates políticos e institucionais a respeito da organização e fortalecimento dos NEABIs no âmbito da Rede Federal, do CONIF e do MEC. O IF Sudeste MG marcou presença também nas discussões a respeito das cotas raciais, bancas de heteroidentificação, acesso, permanência e êxito de estudantes público-alvo das Ações Afirmativas e captação e gestão de recursos para fortalecimento dos NEABIs.
Para a servidor Diogo Matos, a representação da comitiva do IF Sudeste MG, com a quantidade e a qualidade dos trabalhos apresentados e com o envolvimento de servidores(as) coordenando trabalhos (sessão temática e fóruns), na comissão organizadora e ministrando oficina em um evento nacional como o ENNEABI, demonstra como nossa instituição avançou nos últimos anos em relação às pautas raciais.
Confira aqui os trabalhos apresentados por servidores(as) e estudantes do IF Sudeste MG.
Próximas edições
Foi votado em plenária final que o IX ENNEABI será realizado no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no campus Sousa, que fica no sertão paraibano. "Esperamos que os trabalhos de Ensino, Pesquisa, Extensão, dentre outros, vinculados aos NEABIs das unidades do IF Sudeste MG, possam continuar sendo desenvolvidos, para que nossa instituição se faça presente em 2026, no IX ENNEABI", planeja Diogo.
“Clique aqui para ver mais alguns registros fotográficos da participação dos servidores(as) e estudantes do IF Sudeste MG.”