Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2025 > 11 > Curso gratuito busca incentivar transferência de tecnologia entre universidades e empresas
conteúdo

Geral

Curso gratuito busca incentivar transferência de tecnologia entre universidades e empresas

Capacitação oferecida pelo MDIC e pelo BID está com inscrições abertas para instituições de Ciência e Tecnologia e organizações privadas
Imagem: rawpixel.com

Imagem: rawpixel.com

Estão abertas as inscrições para a capacitação em “Negociações de parcerias ICT-empresa: propriedade intelectual e transferência de tecnologia”, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

extrato do edital de seleção de candidatos foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), edição de 11 de novembro de 2025.

O projeto é uma entrega prevista no Plano de Ação 2025-2027 da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), sob a coordenação do MDIC, em parceria com o BID e será executado pela ClarkeModet Brasil, consultoria especializada em propriedade intelectual.

Gratuito e com carga horária de 16 horas, o curso abordará temas como estratégias de prospecção de parceiros, negociação em acordos de transferência de tecnologia, estruturação de contratos de licenciamento e colaboração, valoração de ativos de propriedade intelectual, entre outros conteúdos, e contará com dinâmicas de grupo entre representantes de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas.

As edições presenciais ocorrerão em cinco cidades, uma em cada região do país, entre janeiro e março de 2026.

Região Sudeste 
Local: São Paulo - SP 
Data: 27 e 28 de janeiro de 2026 

Região Norte 
Local: Manaus - AM 
Data: 3 e 4 de fevereiro 2026 

Região Centro-Oeste 
Local: Goiânia - GO 
Data: 25 e 26 de fevereiro de 2026 

Região Nordeste 
Local: Salvador - BA 
Data: 3 e 4 de março de 2026 

Região Sul 
Local: Porto Alegre - RS 
Data: 10 e 11 de março de 2026 

Serão 30 vagas por região, sendo 15 vagas para representantes de ICTs e 15 vagas para representantes de empresas de médio e grande porte, totalizando 150 vagas para os cursos presenciais.

Os requisitos para inscrição estão no edital n. 2/ 2025, e o critério de classificação é por ordem de inscrição.

O prazo de inscrição se encerra em 1º de dezembro de 2025.

 Acesse o AQUI o edital n. 2/2025 completo e fale com sua instituição para viabilizar sua inscrição o quanto antes.

Faça o download do formulário de inscrição AQUI.

Fonte: Gov.br

registrado em: