Geral
Servidoras do IF Sudeste MG participam do Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal do Paraná
No início do mês de dezembro, entre 08/12 e 10 /12, as servidoras do IF Sudeste MG, Bianca Monteiro Marques Alves (coordenadora do Programa Mulheres MIl no IF Sudeste MG e orientadora do Projeto de extensão de acompanhamento de egressas no Campus Barbacena) e Paula Souza da Silva (coordenadora do Programa Mulheres Mil no Campus Santos Dumont), participaram do Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba.
Na ocasião, a servidora Bianca Monteiro apresentou dois trabalhos:
Na mostra audiovisual, Bianca Monteiro, apresentou o documentário: “Se eu pudesse começar tudo de novo, eu começaria com certeza – Memórias do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal Campus Barbacena” fruto do seu mestrado. “O filme reúne relatos de egressas que participaram do Programa Mulheres Mil no campus entre os anos de 2011 e 2014. Suas narrativas evidenciam desafios enfrentados antes, durante e após a participação no programa, revelando o impacto do PMM em suas vidas. Além das egressas, servidores que atuaram na execução do programa também compõem o documentário, destacando os desafios de implantação, a construção coletiva da proposta e as conquistas obtidas ao longo do processo. O filme evidencia ainda a relevância da metodologia baseada nos eixos de acesso, permanência e êxito, demonstrando como esses princípios orientaram práticas pedagógicas transformadoras.”
Já na comunicação oral - relato de experiência, Bianca Monteiro, debateu o trabalho intitulado “Programa Mulheres Mil: construindo empoderamento por meio do diálogo com egressas”. O relato “apresenta a experiência desenvolvida no campus Barbacena ao buscar manter o vínculo com as egressas e fortalecer seus processos de autonomia, articulando práticas pedagógicas, atividades motivacionais. A experiência relatada teve início a partir da percepção de que, embora o Programa Mulheres Mil proporcionasse formação inicial significativa, muitas mulheres encontravam dificuldades para consolidar sua autonomia econômica e social após o término dos cursos.”
A servidora Paula Souza da Silva também apresentou sua experiência na comunicação oral por meio do trabalho denominado “Potencialidades e desafios do Programa Mulheres Mil no campus Santos Dumont do IF Sudeste MG: territórios, egressas e a institucionalização da política pública”. No relato destaca-se “a necessidade de institucionalizar práticas exitosas de permanência, como a Tribo de Dandara, ação na qual colaboradores externos e bolsistas cuidam das crianças enquanto as mães estudam, contribuindo para mitigar um dos principais fatores de evasão entre mulheres: a sobrecarga do trabalho do cuidado. Outro exemplo de prática transformadora é o projeto "As Preparadas", que oferece preparação para concursos públicos na área de formação, ampliando as possibilidades de inserção profissional qualificada das egressas.”
Além das apresentações exitosas do Programa Mulheres Mil no IF Sudeste MG, as servidoras participaram de diversas palestras, debates e trocas de experiências. “Participar do evento foi uma experiência muito enriquecedora. O debate sobre as potencialidades e os desafios do Programa Mulheres Mil, especialmente no que diz respeito aos territórios, às egressas e à institucionalização da política pública, reforça a importância de iniciativas que promovem inclusão, autonomia e transformação social. Momentos como esse fortalecem a troca de experiências e contribuem para o aprimoramento das ações desenvolvidas no programa.”, finalizou a coordenadora do Programa Mulheres Mil no IF Sudeste MG, Bianca Monteiro Marques Alves.
Fotos: Bianca Monteiro Marques Alves.




