Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Campi do IF Sudeste MG divulgam edital de Assistência Estudantil
conteúdo

Ensino

Campi do IF Sudeste MG divulgam edital de Assistência Estudantil

Os editais de atendimento emergencial aos estudantes em baixa condição socioeconômica são para os Campi Santos Dumont, Juiz de Fora e Bom Sucesso.

O IF Sudeste MG divulgou editais de atendimento emergencial aos estudantes em baixa condição socioeconômica no contexto da pandemia da Covid-19 dos Campi Santos Dumont, Juiz de Fora e Bom Sucesso. O objetivo é ajudar na realização das atividades do Ensino Remoto Emergencial, de maneira a contribuir para a permanência do estudante e a inclusão social pela educação. 

O Atendimento Emergencial aos estudantes do IF Sudeste MG em baixa condição socioeconômica se dará através das seguintes modalidades de atendimento:

I - Manutenção Emergencial: destinada a auxiliar financeiramente os estudantes regularmente matriculados em cursos na modalidade presencial do IF Sudeste MG que, excepcionalmente, será ofertada por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE);

II - Inclusão Digital-Internet: para contratação ou manutenção do serviço de conexão à Internet, conforme orientações do edital, para estudantes que declarem necessidade do recurso financeiro para participar do Ensino Remoto Emergencial e que cumpram os requisitos constantes no edital;

III - Inclusão Digital-Equipamento: destinado à aquisição de equipamentos de informática (exclusivamente: computador, CPU completa, notebook ou tablet),  para estudantes que declarem não possuir equipamento de informática adequado para participação nas atividades do ensino remoto emergencial e que cumpram os requisitos constantes deste edital.

Quem pode concorrer?

Poderão concorrer às modalidades de atendimento emergencial os estudantes em baixa condição socioeconômica, regularmente matriculados nos cursos na modalidade presencial do IF Sudeste MG que, excepcionalmente, será ofertada por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), com renda per capita mensal familiar de até um salário mínimo e meio (renda per capita é a renda familiar dividida pelo número de pessoas da família) e que preencham os demais requisitos presentes no edital.

O estudante não poderá requerer o Atendimento Emergencial de Inclusão Digital-Equipamento, caso o tempo restante para conclusão de seu curso seja inferior a 01 (um) semestre letivo, contado a partir da publicação do resultado final deste Edital.

Não fará jus ao Atendimento Emergencial, em qualquer modalidade, o estudante que esteja com pendências relativas aos compromissos dos estudantes previstos nos editais emergenciais de assistência estudantil do ano de 2020 ou 2021 até a data de publicação do resultado final. A verificação da pendência será realizada após as inscrições, através de consulta aos registros de pendências da Assistência Estudantil do ano de 2020 ou 2021, desclassificando os estudantes que se enquadrem nesta situação.

Campus Santos Dumont 

No Campus Santos Dumont serão oferecidos 60 auxílios na modalidade Manutenção Emergencial, 50 para Inclusão Digital-Internet e 21 Inclusão Digital-Equipamentos. O estudante deverá realizar sua inscrição para o Atendimento Emergencial em uma ou mais modalidades, no período de 26 de outubro de 2021 a partir das 9h00 até o dia 10 de novembro de 2021 às 23h59, através do preenchimento de formulário eletrônico, conforme os link: https://abre.ai/dmXL.

Leia com atenção o edital do Campus Santos Dumont: https://www.ifsudestemg.edu.br/editais/santosdumont/assistencia-estudantil/2021-11-selecao-para-atendimento-emergencial-aos-estudantes-em-baixa-condicao-socioeconomica-2o-semestre-de-2021-campus-santos-dumont

Campus Juiz de Fora

No Campus Juiz de Fora serão oferecidos 50 auxílios na modalidade Manutenção Emergencial, 30 para Inclusão Digital-Internet, e 23 Inclusão Digital-Equipamentos. O estudante deverá realizar sua inscrição para o Atendimento Emergencial em uma ou mais modalidades, no período de 14 de outubro de 2021 a partir das 9h00 até o dia 22 de outubro de 2021 às 23h59, através do formulárioo disponível em: https://abre.ai/dmVY.

Leia com atenção o edital do Campus Juiz de Fora: https://www.ifsudestemg.edu.br/editais/juizdefora/assistencia-estudantil/2021/edital-2021_2-assistencia-estudantil/edital-2021_2-assistencia-estudantil.pdf/view

Campus Avançado Bom Sucesso

No Campus Avançado Bom Sucesso há 15 vagas na modalidade Manutenção Emergencial, 15 para Inclusão Digital-Internet  e 25 na modalidade Inclusão Digital-Equipamentos. As inscrições devem ser feitas de 18 de outubro de 2021 a partir das 9h00 até o dia 25 de outubro de 2021 às 23h59, através do formulário constante no link: https://abre.ai/dmXs.

Leia com atenção o edital do Campus Bom Sucesso: https://www.ifsudestemg.edu.br/editais/bomsucesso/assistencia-estudantil/2021/2021-351-processo-de-selecao-para-atendimento-emergencial-aos-estudantes-em-baixa-condicao-socioeconomica-no-contexto-da-pandemia-da-covid-19

Revalidação do estudo socioeconômico 

O estudante que participou do Processo de Seleção para Atendimento Emergencial aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica no Contexto da Pandemia da COVID-19 1º Semestre 2021 (Edital 02/2021) poderão ter seu estudo socioeconômico revalidado, conforme o edital.

A revalidação do estudo socioeconômico é aplicavel ao estudante cuja realidade socioeconômica apresenta-se na mesma condição declarada no Processo de Seleção do 1º Semestre (Edital 02/2021), sobretudo no que diz respeito à composição familiar; à atividade profissional ou ocupação dos membros que compõem a família do estudante; à renda familiar; à posse de bens patrimoniais; à condição de habitação; às condições de saúde. A revalidação do estudo socioeconômico é aplicavél ao estudante que teve seu estudo socioeconômico deferido ou excedente no Resultado Definitivo. 

Atenção, a leitura do edital é fundamental para garantir ao estudante a chance de concorrer aos auxílios. A leitura desta matéria, portanto, de forma alguma substitui a leitura do documento!