Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > MEC empossa reitor do IF Sudeste MG, Prof. Valdir José da Silva
conteúdo

Geral

MEC empossa reitor do IF Sudeste MG, Prof. Valdir José da Silva

Ministro Camilo Santana dá posse a Valdir José da Silva na noite de quinta-feira, dia 10 de julho de 2025

O ministro da Educação, Camilo Santana, empossou os reitores do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 10 de julho, na sede do Ministério da Educação (MEC). 

“Temos que parabenizar o trabalho que as nossas instituições federais realizam no país, porque elas são responsáveis por oferecer oportunidades de transformação de vidas. Estamos fazendo um grande esforço, uma luta diária, para recompor o orçamento das universidades federais e para incluir a educação dentro do PAC. Porque não basta o discurso de que educação é importante, temos que mostrar com atitudes, e é o que temos feito nesses dois anos e meio de gestão”, reforçou o ministro. Posse do Reitor em Brasília - MEC

Tanto o Ministro da Educação, Camilo Santana quanto Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli cobraram celeridade nas obras da expansão do novos campi do IF Sudeste MG. Ideia corroborada por Valdir: “Especificamente, no IF Sudeste MG, reafirmo nosso propósito e compromisso, juntamente com deputadas e deputados de alavancar o funcionamento dos Campi São João Nepomuceno e Caratinga”.

Posse do Reitor em Brasília - MECEstiveram presentes o Diretor-Geral do Campus Manhuaçu, Romildo Lopes de Oliveira, o Pró-reitor de Administração, Fabricio Tavares de Faria, e a primeira TAE Diretora-Geral Pró-tempore do IF Sudeste MG, Eliane Loschi. Valdir José da Silva destacou que todas a unidades do instituto necessitam igualmente de atenção: “Os Campi Ubá, Cataguases, Bom Sucesso e Manhuaçu, frutos da segunda expansão dos IFs, ainda estão muito aquém das condições mínimas para atendimento dessas comunidades. E os campi da primeira expansão: São João del-Rei, Santos Dumont e Muriaé também ainda necessitam de estruturas para complementar sua capacidade de oferta e atender as expectativas das suas respectivas comunidades”.

O reitor do IF Sudeste MG também lembrou dos desafios da possibilidade de oferta e das demandas sociais dos Campi pré-expansão: Barbacena, Rio Pomba e Juiz de Fora, com estruturas que demandam altos investimentos em manutenção e modernização, mas que possuem uma capacidade instalada de oferta de mais vagas com menos investimentos. “Precisamos pensar nesse tipo de expansão também. Aproveitar melhor nossas estruturas instaladas e a capacidade de atendimento as expectativas dessas comunidades” salientou, Valdir.

Finalizando sua fala, o reitor explicou que não se deve perder a dimensão da integração, do diálogo amplo, junto ao CONIF e a SETEC, e também à ANDIFES, dos demais ministérios e de todas as forças políticas que promovem a diminuição das desigualdades sociais e que representam a melhoria das condições de vida da nossa população por meio de uma educação pública, inclusiva, afirmativa e de excelência.

 Com fotos e informações do MEC.

registrado em: