Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > Plano de Acessibilidade do IF Sudeste MG já está no site

Plano de Acessibilidade do IF Sudeste MG já está no site

O Plano de Acessibilidade tem o objetivo de embasar as ações relacionadas à inclusão, acessibilidade e diversidade no IF Sudeste MG

Em maio deste ano, o Consu, Conselho Superior, aprovou o Plano de Acessibilidade no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. O documento entrou em vigor em 01º de junho deste ano e já está disponível no site do instituto.

"O plano de acessibilidade do IF Sudeste MG é de extrema importância na busca de uma educação verdadeiramente inclusiva e emancipatória, o mesmo é um instrumento que tem como objetivo apontar as barreiras que impossibilitam ou dificultam o acesso das pessoas à educação e indicar as possibilidades para transpô-las, tornando o ambiente de ensino mais inclusivo e acolhedor", afirma Margarete Coutinho, coordenadora de Ações Inclusivas.

Objetivos

O Plano de Acessibilidade tem o objetivo de embasar as ações relacionadas à inclusão, acessibilidade e diversidade. A construção do documento, cuja vigência será de 2023-2027, com previsão de revisões anuais, teve início no segundo semestre de 2021 e decorre do trabalho de uma comissão designada por portaria do reitor. O documento foi construído por servidores e servidoras da Instituição a partir de uma atuação intersetorial e multicampi e indica uma série de metas e ações que visam a promoção de direitos das pessoas com deficiência.

O Plano de Acessibilidade deve integrar o planejamento das diversas unidades, alinhar-se aos objetivos estratégicos da instituição, visando à priorização de ações e orçamento e atender também às normas e legislações vigente.

Importância
"O plano de acessibilidade do IF Sudeste MG é de extrema importância na busca de uma educação verdadeiramente inclusiva e emancipatória, o mesmo é um instrumento que tem como objetivo apontar as barreiras que impossibilitam ou dificultam o acesso das pessoas à educação e indicar as possibilidades para transpô-las, tornando o ambiente de ensino mais inclusivo e acolhedor", afirma Margerete Coutinho, coordenadora de Ações Inclusivas
De acordo com o coordenadora, o documento vem ao encontro dos princípios norteadores da instituição: missão, visão e valores do IF Sudeste MG, o qual preconiza a liberdade de expressão, de aprender, de ensinar, de pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas; a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão; o compromisso com a justiça social, equidade, cidadania e ética.

Perspectivas
Estão previstas, neste plano, ações para remoção de barreiras comunicacionais, digitais, atitudinais, pedagógicas, arquitetônicas e programáticas, buscando alcançar todos os tipos de acessibilidade. Também integram o Plano, ações visando a cooperação entre os campi e o compartilhamento de boas práticas institucionais para o fortalecimento de uma educação inclusiva que tenha como objetivo a garantia de direitos e a formação pautada no respeito, na valorização das potencialidades e na dignidade humana.

Diante de sua importância, é urgente que toda a comunidade institucional conheça o documento e o coloque em ação: "Logo, é fundamental que toda instituição e a sociedade como um todo conheçam tal plano institucional e que possam trabalhar juntos na sua implementação e aperfeiçoamentos futuros", convoca Margarete.