Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Agosto > Trilhas do Conhecimento trazem conteúdos para alunos e pais
conteúdo

Geral

Trilhas do Conhecimento trazem conteúdos para alunos e pais

Você está preocupado em adaptar-se ao Ensino Remoto? As Trilhas do Conhecimento têm conteúdo para ajudar neste processo. Confira!
#Pratodosverem: imagem traz a expressão "Trilhas do conhecimento" sobreposta à lâmpadas. Na parte inferior do canto esquerdo a palavra "Reencontro", e, no canto superior  esquerdo, um homem voa usando uma grande mochila em formato de um livro aberto.

#Pratodosverem: imagem traz a expressão "Trilhas do conhecimento" sobreposta à lâmpadas. Na parte inferior do canto esquerdo a palavra "Reencontro", e, no canto superior esquerdo, um homem voa usando uma grande mochila em formato de um livro aberto.

Buscando minimizar os atrasos causados pela Pandemia de Coronavírus nos calendários acadêmicos do IF Sudeste MG, a instituição está implementando o ERE, Ensino Emergencial Remoto. Para a implementação desta forma de ensino, o Instituto pretende utilizar o sistema SIGAA como ambiente virtual de aprendizagem. Nele, os professores irão postar os conteúdos das disciplinas, tais como materiais em PDF, questionários, links para videoaulas gravadas, indicação de livros e impressos, avaliações, fóruns de discussão, chats da turma, entre outros conteúdos.

Ensino Remoto e o SIGAA

O IF Sudeste MG sabe que o Ensino Remoto, e a utilização do SIGAA, causam muitas dúvidas e inseguranças na sua comunidade e está trabalhando para saná-las.

Segundo o presidente da C8, Comissão de Capacitação do Projeto Reencontro, Gabriel Mynoro Anibolete, a instituição está preparando uma série de vídeos que abordarão as funcionalidades do SIGAA e que serão utilizados pelos alunos no processo de aprendizagem dentro do sistema. Para isso, vídeos explicativos e com tradução de Intérprete de Libras, tratarão de forma segmentada cada conteúdo, desde o autocadastro do aluno, passando por sua ambientalização completa na plataforma, até a solicitação de trancamento de matrícula ou a solicitação de bolsa estudantil.

Tais vídeos serão disponibilizados na Trilha do Conhecimento dos alunos, onde, inclusive, já está disponível um vídeo sobre como fazer o cadastro no SIGAA.

Aliás, você já conhece as “Trilhas do conhecimento”?

As Trilhas são compostas por três repositórios de indicação de cursos e materiais para capacitar servidores, alunos e também os responsáveis por estes alunos, na formação para o ensino remoto. Por meio deles, a C8 realiza um processo de curadoria que viabiliza a execução de ações propostas no contexto do Projeto Reencontro, como o Regime Especial de Inverno (REI) e o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

As propostas de capacitação são caminhos dinâmicos que podem ser percorridos livremente pelo usuário, conforme próprio interesse e/ou nível de conhecimento. Para disponibilizá-los, a C8 criou um Padlet, ferramenta digital de criação de quadros virtuais, usados para organizar a rotina de trabalho e estudos ou compartilhar projetos e ideias. As "Trilhas" surgiram durante as reuniões de trabalho da comissão, que é responsável pela capacitação de servidores da área finalística e de estudantes em tecnologias digitais, plataformas e inovações pedagógicas. Além de oferecer capacitações e materiais criados pelo próprio grupo de trabalho, a equipe também indica capacitações já existentes e disponíveis na rede federal e em outras entidades.

Trilha do Conhecimento para os alunos

Você, aluno do IF Sudeste MG, que está cheio de dúvidas sobre o ensino remoto e ansioso pelos vídeos sobre o SIGAA, pode aproveitar enquanto ele ainda não está disponível e realizar o seu cadastro no sistema. Caso você tenha dúvidas de como fazer isto, confira o vídeo disponível na Trilha.

Tem muitos outros conteúdos disponíveis no padlet para auxiliar na adaptação ao uso de novos recursos e ferramentas educacionais a serem adotados no Instituto. A necessidade de fazermos isolamento social nos impôs um uso ainda maior da internet, seja para fazer compras, ver amigos e familiares, buscar informações ou para estudar. Mas é preciso ter atenção para usar os benefícios da internet sem cair em golpes. Quer saber como se proteger no ambiente virtual? Confira o curso Mundo conectado – Manual de Sobrevivência.

Agora se a sua dúvida é sobre como estudar em casa, você pode acessar o conteúdo “Estudar em casa é mais fácil que imagina!” e conferir dicas para garantir que o estudo seja proveitoso. E se você trabalha, estuda e cuida de casa, pode aprender a gerir melhor o seu tempo e até o seu dinheiro com o curso de Organização Pessoal. Na Trilha do s alunos tem ainda conteúdo sobre a prova do Enem, gestão pessoal e técnicas de estudo. Confira e prepare-se!

Trilha do Conhecimento para os pais

O IF Sudeste MG considera fundamental o papel dos pais no processo de educação. Por isso, o Trilhas traz conteúdo específico para este público. Lá, os responsáveis podem fazer cursos de gestão financeira, aprender sobre educação e direitos humanos, conferir dicas para cuidar da alimentação da família durante a quarentena e até saber como economizar energia, especialmente agora com mais gente em casa e com a utilização de equipamentos para as aulas online.

Conhecimento dinâmico

As trilhas estão permanentemente disponíveis para acesso e interação, além de contar com a constante inserção de novos cursos e materiais. Neste processo, a comunidade acadêmica está convidada pela C8 a contribuir. Deve-se considerar que a maioria dos cursos e materiais é de livre acesso e não possui prazos para conclusão.

O IF Sudeste MG convida você a percorrer conosco as Trilhas do Conhecimento! 

Acesse:

1 – Trilha Formativa em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas - SERVIDORES DA ÁREA FINALÍSTICA 

2 – Trilha Formativa em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas - ALUNOS 

3 – Trilha Formativa em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas - PAIS E RESPONSÁVEIS

  

registrado em: