Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > vídeo andré

vídeo andré

Encerrando o ano de 2021, o reitor do IF Sudeste MG, André Diniz de Oliveira, faz um balanço positivo sobre a trajetória do instituto: "Mesmo num cenário de incertezas, de relacionamento a distância, o IF Sudeste MG transcendeu as quatro paredes do home office, e do ensino remoto emergencial de forma a tornarmos este ano, em retrospectiva, motivo de orgulho para nossa instituição, para toda a nossa comunidade", comemora ele.

Num vídeo de fim de ano, André cita as principais conquistas do instituto ao longo de 2021. Dentre elas, estão o custeio de toda a demanda de bolsas de monitoria, de mediação digital, de monitoria inclusiva e de projetos de ensino; publicação do primeiro edital para financiamento de projetos de ensino relacionado às Ações Afirmativas; aprovação e financiamento de 76 projetos de extensão; aprovação de um novo regulamento para a jornada Flexibilizada; avanços para rapidamente a regulamentação do Teletrabalho; retomamos, após 02 anos, os editais de afastamento integral para mestrado e doutorado; adquirimos solução centralizada de redes sem fio para todas as unidades e estamos implementando de forma contundente todo o nosso processo de segurança da informação; iniciamos a execução do PDI, do plano Diretor de Infraestrutura; adquirimos kits de gêneros alimentícios com recursos do PNAE para todos os nossos campi; contratamos Tradutores e Intérpretes de Libras; iniciamos o orçamento participativo.

E claro, o nosso, meu de vocês, grande desejo: o retorno presencial, nos encontrarmos novamente na esperança de conquistarmos muito mais.

Para 2022, portanto, as palavras para traduzir nosso sentimento são esperança e presença. Em nenhum outro ano, a esperança e a presença se fazem tão necessárias e pertinentes.

Estamos no cenário 3 do nosso plano de retomada, o último antes do retorno presencial total, e só estamos nele porque nos apoiamos na segurança dos dados científicos obtidos pelas maiores autoridades sanitárias do Brasil e do mundo. Estamos quase retornando porque fizemos tudo a seu tempo, de forma responsável e cuidadosa. Estamos quase retornando porque a vacina está cumprindo seu papel e salvando vidas cada dia mais. Ainda estamos atentos, cientes que cada momento precisa ser encarado com preocupação e energia. A vida de todos importa e essa importância dada à vida que irá nos permitir o reencontro, com todos.

Convido a cada uma e cada um a mergulhar no nosso fazer de uma educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada e emergir nesta nova fase de nossas vidas com o empoderamento e a emancipação que nos permitirá força, união e tranquilidade para seguirmos em frente. Será do nosso esforço para ser uma instituição única e sólida que teremos energia para encararmos 2022 de frente e fazer dele um ano de reencontro, um ano de esperança e de presença.

Cada um de nós, de cada unidade; cada estudante, cada servidor, cada terceirizado; é essencial para a concretização dessa esperança e presença. Precisamos estar juntos. Esta é a única e verdadeira forma de vencermos. Estarei junto de cada um de vocês. Estaremos juntos com cada um de vocês e sei, que em cada unidade, cuidaremos uns dos outros e juntos, sempre juntos, cuidaremos das nossas comunidades e continuaremos formando alunos pensantes, cidadãos críticos, profissionais conscientes e humanistas.

A cada um de vocês, amigos do IF Sudeste MG, o nosso muito obrigado. Nossa afinidade está em seguir acreditando na educação para todos. Que em 2022 possamos estreitar nossos laços e seguir avançando. A vida nos colocou neste desafio. Vamos aceitá-lo, vamos encará-lo e vamos vencê-lo.

Um ótimo 2022 para todos nós.