Geral
Divulgado resultado provisório de seleção que concede apoio para participação em eventos
IF Sudeste MG abre 2ᵃ chamada para submissão de trabalhos para o VII ENNEABI e VII ERAS
Com sucesso de público, novo arranjo de NITs dá início a seu primeiro curso
Com um número de inscritos correspondendo a quase o triplo do número de vagas, o curso "Formação de Agentes de Inovação" teve início na última terça-feira (1º). Destinado a servidores ligados a gestão da inovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e apoio ao empreendedorismo inovador, a capacitação é fruto da união entre IF Sudeste MG, IFNMG, IFMG, CEFET-MG e IF Goiano, que atuam no recém-formado Arranjo de Núcleos de Inovação (NITs) "Inovação Conectada".
Segundo a diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nittec) do IF Sudeste MG, servidores de todas estas instituições estão participando da capacitação, que terá ainda mais três etapas. Os encontros virtuais ocorrem até 24 de agosto.
A diretora também explica que o provável motivo do sucesso de público: "o número de inscritos superou as expectativas, provavelmente, por conta de uma demanda reprimida. Entendemos que a capacitação será uma ação importante para capacitação e fortalecimento dos NITs dos integrantes do projeto." Flávia também anunciou que haverá nova turma em novembro, com previsão de inscrições abertas em outubro: "esperamos, assim, finalizar esta ação em 2023 com 80 vagas preenchidas, ou seja, 40 em cada edição".
Texto: Elisa Franco
Imagem: Nittec
Webinar: Recursos Financeiros para o Desenvolvimento de Tecnologias Advindas de Propriedade Intelectual
Projeto de extensão tem artigo aprovado no Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - IV COBICET
Publicado resultado final da Chamada para participação de estudantes no VII ENNEABI e VII ERAS
IF Sudeste MG abre inscrições para Feira Afroempreendedora 2023 no VII ENNEABI
Publicada 1ª retificação do resultado provisório da Chamada para participação de estudantes no VII ENNEABI e VII ERAS
IF Sudeste MG lança Política de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência
15 anos dos Institutos Federais: Conheça o selo comemorativo
No dia 24 de julho, o Ministério da Educação divulgou o resultado do concurso de seleção do selo comemorativo dos 15 anos dos institutos federais. O selo vencedor é uma criação do servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva.
O processo de escolha foi realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com o intuito de personalizar um selo postal e de criar uma identidade visual que valoriza e celebra o aniversário dos institutos federais, que ocorre em dezembro.
O concurso de seleção do selo, que teve 13 concorrentes, é o pontapé inicial de uma série de ações, organizada pela Setec, em comemoração aos 15 anos dos institutos federais. As atividades visam dar protagonismo às instituições, que tiveram origem centenária, com as escolas de Aprendizes e Artífices, criadas pelo então presidente Nilo Peçanha, e se fortaleceram com a lei 11.892, de 2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No Manual de identidade Visual, consta que a elaboração do selo comemorativo visa ilustrar, fortalecer e valorizar a imagem dos IFs, instituições de excelência que transformam vidas por meio da educação profissional e tecnológica gratuita e de qualidade para milhares de jovens e adultos de todo o Brasil. Além disso, o documento traz a recomendação de que o selo seja integrante das peças comemorativas em alusão aos 15 anos e que a unidade e a força das nossas instituições; que são diversas, plurais, inclusivas e democráticas; sejam destacadas.
No entanto, para utilizar o selo, é necessário seguir normas quanto à percepção visual, legibilidade, interfaces e aplicação das cores, a fim de tornar a identidade aplicável a qualquer material impresso ou eletrônico.Tais normas podem ser conhecidas no Manual de Identidade Visual.
Tanto o selo, quanto o Manual estão disponíveis no site do IF Sudeste MG, na página da comunicação: https://www.ifsudestemg.edu.br/comunicacao-social/logos/selo-dos-15-anos-dos-institutos-federais
Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/mec-elege-selo-para-15-anos-dos-institutos-federais
Vem aí o Seminário Internacional "Formação de professores para a educação profissional técnica e tecnológica"
Edital do Programa Jovens Embaixadores (JE) 2024 já foi publicado
INPI oferece curso gratuito sobre "Uso da Propriedade Intelectual em Negócios de Base Tecnológica"
Sebrae oferece curso gratuito de "Estratégias Educacionais Vivenciais"
Para auxiliar no processo de aprendizagem vivencial, em que estudantes desenvolvem suas habilidades em conjunto com outros alunos e o ambiente educacional, o Sebrae está oferecendo o Curso de Estratégias Educacionais Vivenciais, que tem como objetivo capacitar professores da educação básica.
O curso é presencial e será ofertado no próprio Sebrae, que fica situado à rua Olegário Maciel, 436 - Juiz de Fora. A carga horária é de 16 horas, realizadas em dois dias: 5 e 12 de agosto. Os participantes terão direito a certificado.
O curso oferece uma abordagem teórica completa sobre atividades vivenciais e o ciclo de aprendizagem vivencial. Além disso, ensina a postura adequada do facilitador e a estruturação de estratégias educacionais vivenciais, que podem ser aplicadas em sala de aula.
Inscrições: https://loja.sebraemg.com.br/detalhes/102090

Ciência e Tecnologia: inscrições estão abertas para o Prêmio Péter Murányi
JIF - etapa local: confira os resultados dos jogos
NITTEC oferece capacitação gratuita "Formação de Agentes de Inovação"
O NITTEC do IF Sudeste MG vai oferecer gratuitamente a capacitação "Formação de Agentes de Inovação", voltada para servidores que atuem na gestão da inovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, e apoio ao empreendedorismo inovador no IF Sudeste MG, IFNMG, IFMG, CEFET-MG e IF Goiano. Estas instituições estão unidas por meio de seu Arranjo de NITs "Inovação Conectada".

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas em nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br ou (32) 98469-7149 (telefone/whatsapp).
I Workshop de TIC integra servidores do IF Sudeste MG com foco em Planejamento Estratégico na área
PROAD promove palestra sobre nova metodologia de distribuição orçamentária da Rede Federal
A Reitoria do IF Sudeste MG, através da Pró-Reitoria de Administração e Finanças do IF Sudeste MG, recebeu, no dia 11 de julho, o Pró-reitor de Orçamento e Administração do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Jean Carlos Coelho de Alencar, para proferir palestra sobre "Nova Metodologia de Distribuição Orçamentária da Rede Federal pela Portaria nº 646/2022".
O reitor, André Diniz, a pró-reitora de Administração e Finanças, Alice Aleixo, além de diretores-gerais, diretores de Administração e Planejamento e diretores de Ensino dos campi acompanharam o evento que, segundo Alice, teve como objetivo principal iniciar um debate amplo, com a participação das áreas finalísticas, principalmente do ensino e administração, sobre os cálculos, indicadores e fatores que contribuem para a composição do orçamento discricionário do instituto.
Para o reitor, o evento alcançou o seu objetivo e o palestrante conseguiu tratar o tema, bastante complexo, de forma simples e objetiva: "A palestra foi importante para que os gestores tomem consciência sobre o que impacta nosso orçamento, o que faz ele crescer ou diminuir, quais são as decisões da gestão que nos levam a melhorar ou piorar o orçamento, o que está muito ligado à decisão sobre quais custos teremos, quais decisões exigem maior atenção. A palestra nos abriu os olhos para a responsabilidade de cada um na utilização de nossos recursos. Foi um dia leve, embora o tema seja pesado, um dia de aproximação e fortalecimento enquanto instituição e de pensarmos juntos em prol da instituição", avalia o reitor.
Sobre o palestrante
Jean Carlos Coelho de Alencar possui graduação em Ciência da Computação pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2007). Atuou como professor do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: SGBD Firebird, CSCL - Aprendizagem Colaborativa Assistida por Computador, Java (Web, EJB, JPA, Swing), Rastreabilidade e RFID. Também atuou como Coordenador do Fórum de Planejamento do Conif.




