Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > 2018 > 11 > Banda do Campus Santos Dumont conquista troféus em Campeonato Nacional de Fanfarras

Extensão

Torneio foi realizado no Recife, em Pernambuco, em 24 e 25 de novembro

A Fanif, do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), retornou do Recife (PE) no último fim de semana com dois troféus do Campeonato Nacional de Fanfarras e Bandas. As premiações, conquistadas no último domingo (25), são relativas ao terceiro lugar nos quesitos Regente-Mor e Pelotão Cívico da categoria Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Simples Sênior. O grupo é formado por colaboradores, estudantes do Instituto Federal, jovens atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas – e membros da formação original das bandas Falcões e Nossa Senhora Aparecida, que se uniram ao IF para viabilizar o projeto de extensão.

Os regentes da Banda de Tambores com Instrumentos Melódicos Sênior, Paulo Henrique de Oliveira, mor, Michel Douglas, e da Banda Musical de Marcha, Ederson Barbosa, e o técnico de laboratório Lúcio Ferreira, servidor do Campus Santos Dumont, acompanharam os estudantes. Foram mais de três dias dentro do ônibus, considerando as viagens de ida e volta. Experiência que valeu a pena.

"A avaliação do projeto até agora totalmente positiva", afirmou Paulo Henrique, "pois estamos atendendo no total cerca de 120 crianças e adolescentes. Queremos fazer esse movimento crescer mais". Para o regente, além dos resultados expressivos (antes do Campeonato Nacional, a Fanif teve excelente desempenho no Estadual, em Além Paraíba, e em torneios realizados em Magé e Resende), ficam experiências muito valiosas para a vida.

"Foi interessante ver a integração, a amizade. Tivemos uma linda recepção. Precisamos ter essa humanidade. A integração é muito importante. É um projeto social, que faz as pessoas se conhecerem e se tornarem amigas. A premiação é à parte", concluiu Paulo Henrique, que lamentou profundamente o acidente envolvendo um ônibus escolar que, no mesmo fim de semana, vitimou estudantes que seguiam para um concurso de fanfarras na Bahia. Em respeito às vítimas e a seus familiares, a Fanif saiu em silêncio do local de apresentação

Para Mirela Reis, do 1º ano do curso técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio, a viagem foi surpreendente. "Tudo foi diferente em relação ao que eu esperava. Na apresentação, eu fiquei um pouco nervosa, mas no fim acho que fomos bem e que consegui tocar como nos ensaios", comentou.

"Eu gostei de ter conhecido um novo lugar", acrescentou Maria Vitória Esteves, da mesma turma no Campus Santos Dumont, "principalmente a praia, porque foi onde nos apresentamos. Fizemos nosso melhor e, apesar do que aconteceu (em referência ao acidente envolvendo o ônibus na Bahia), fomos bem. Espero continuar no projeto e participar de mais competições".

O coordenador do projeto, Leonardo Jardel, e o diretor de Extensão, Pesquisa e Inovação do Campus Santos Dumont, professor Márcio Delgado, receberam os regentes e os troféus conquistados pela Fanif na última quarta-feira (28 de novembro).

registrado em: ,