Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > 2018 > 11 > De Santos Dumont a Ipatinga: IFMG oferece curso em Noções de Ferrovias

De Santos Dumont a Ipatinga: IFMG oferece curso em Noções de Ferrovias

Professor Jandir Ferreira, que atuou no Campus Santos Dumont, levou conhecimento sobre setor ferroviário a Ipatinga

Disseminar o conhecimento sobre o setor ferroviário é também tarefa das instituições públicas de ensino. Ex-coordenador do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), o professor Jandir Ferreira continua cumprindo este papel mesmo atuando em outra instituição. No Campus Avançado Ipatinga do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Jandir ministra, desde setembro, o curso de formação inicial e continuada em Noções de Ferrovias.

A capacitação será ofertada pelo IFMG até dezembro deste ano e atende a pessoas com o Ensino Médio completo. "Muitos trabalhadores e estudantes de nossa região querem conhecer mais sobre a ferrovia da Vale e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que tem composições ferroviárias passando por nossas cidades muitas vezes por dia, transportando minério de ferro, carvão mineral, carga geral e mais de um milhão de passageiros por ano", explicou o professor, "e disponibilizar a possibilidade deste conhecimento pode, além de ampliar a expectativa de trabalho tanto na EFVM como nos prestadores de serviço ferroviário, também elevar a percepção deste público para as riquezas movimentadas pelo transporte ferroviário no Brasil".

O curso trabalha em aspectos gerais como a importância estratégica do setor ferroviário, sua função na movimentação de mercadorias no país, evolução histórica e tecnológica. De maneira mais específica, as funções da via permanente, seus principais elementos – trilhos, dormentes e fixações – e itens construtivos e de manutenção de vagões e locomotiva também são estudados.

O professor Jandir Ferreira, que é engenheiro mecânico, lembra ainda que há uma evidente relação entre o curso hoje ministrado e a experiência que teve no IF Sudeste MG. "A ligação entre este curso e o IF Sudeste MG é plena", comentou, "considerando as capacitações que obtive nesta área, como em Divinópolis (Ferrovia Centro-Atlântica), Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete (MRS Logística) e em Santos Dumont (curso ministrado por profissionais do Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo) e também em visita técnica ao Porto de Tubarão. Toda a literatura que tenho são destas fontes, especialmente a cedida pelo engenheiro José Luiz Borba, da Estrada de Ferro Vitória a Minas, e a dos cursos na FCA de Divinópolis". A qualificação tem carga total de 42 horas. A professora Isabela Fioravante é a coordenadora de cursos FIC do IFMG em Ipatinga.

registrado em: ,