Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > “(R)Existências” tem dia de debate sobre Movimento LGBTTI

“(R)Existências” tem dia de debate sobre Movimento LGBTTI

Projeto já havia abordado as pautas Migrações e Movimento Negro; estão previstas ações envolvendo Indígenas, Quilombolas e Movimento Feminista
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: A imagem mostra o professor Anderson Ferrari fazendo uma explanação ao público.
  • "> Anderson Ferrari.jpg
  • "> Yuri Deslandes.jpg
  • filme.jpg

As pautas ligadas ao Movimento LGBTTI foram o assunto do projeto de extensão “(R)Existências”, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, em ações realizadas nesta quinta-feira (19 de setembro). À tarde, na própria unidade do IF, uma mesa de debate expôs a importância de se trazer à tona essa discussão, especialmente para o combate à homofobia de forma geral e à violência cometida contra cidadãos simplesmente por conta de sua orientação sexual. À noite, a Câmara Municipal recebeu a exibição do filme “Minha Vida em Cor-de-Rosa”, seguida de um novo debate em torno das questões apresentadas.

Compuseram a mesa da tarde, mediada pelo professor do IF Sudeste MG Helton Nonato – um dos coordenadores do (R)Existências – o professor Anderson Ferrari, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed) da Universidade Federal de Juiz de Fora, e o fotógrafo Yuri Deslandes, também integrante do Conselho Municipal da Juventude de Santos Dumont, parceiro do (R)Existências.

Anderson falou sobre realidades construídas, não apenas no que diz respeito a gênero, mas em todas as esferas da vida. Elas, de acordo com o professor, geram padrões de comportamento e expectativas sobre as pessoas que, quando não cumpridas, podem trazer sofrimento. Por isso, para o pesquisador, é importante que as escolas façam essa problematização. Yuri, por sua vez, tratou de sua própria experiência como integrante da comunidade LGBTTI e do quanto são relevantes o pertencimento e a luta por direitos, para evitar que outras pessoas do grupo sejam vítimas de homofobia.

À noite, além de Anderson e Yuri, a mesa de debate após o filme contou com a presença da estudante Manuela Antunes. As discussões foram mediadas pelo diretor de Ensino do Campus Santos Dumont, Benedito Carvalho. O projeto (R)Existências tem a coordenação dos professores Bia Possato e Helton Nonato.

registrado em: ,