Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Artigo publicado em revista Qualis A1 aborda metodologias ativas na Educação de Jovens e Adultos
conteúdo

Geral

Artigo publicado em revista Qualis A1 aborda metodologias ativas na Educação de Jovens e Adultos

Estudo desenvolvido no ProfEPT propõe ação formativa docente para uso de metodologias ativas de aprendizagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal

A atual edição da Revista Ponto de Vista (avaliação Qualis A1 na Capes), ligada ao Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, traz um artigo que propõe uma ação formativa docente para a utilização de metodologias ativas de aprendizagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal (Proeja). O estudo foi desenvolvido pelos pesquisadores Renata Condé, Sandro Baldo (IF Sudeste MG) e Lauriza Nascimento (Prefeitura de Juiz de Fora) no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado no Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG. 

A ferramenta utilizada como referência no artigo foi o Ciclo de Kolb, elaborado na década de 1980 pelo teórico educacional estadunidense David Kolb. Ele descreveu o processo de construção do conhecimento em quatro etapas – agir (a experiência concreta em uma atividade), refletir, conceitualizar e aplicar –, além de detalhar os diferentes estilos de aprendizagem existentes. 

No estudo, os pesquisadores correlacionam os diferentes estágios do Ciclo de Kolb às chamadas metodologias ativas de aprendizagem, estratégias que incentivam os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa. Eles trazem possibilidades concretas para as salas de aula do Proeja (modalidade de ensino que associa a Educação Profissional à Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal) e propõem uma capacitação para sua aplicação pelos professores atuantes em seus cursos integrados.

O artigo pode ser acessado aqui

Metodologias ativas no Campus Santos Dumont

Atualmente docente do Campus Juiz de Fora, o professor Sandro Baldo atuou anteriormente no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, ao qual era vinculado durante a formação no Mestrado Profissional. Sua linha de pesquisa, ligada às metodologias ativas de aprendizagem, foi colocada em prática em diferentes disciplinas e cursos do Campus Santos Dumont, sobretudo com a gamificação (técnicas e dinâmicas de jogos no contexto educacional), também em atividades avaliativas.

registrado em: ,