Pesquisa
Aluna da Engenharia Ferroviária e Metroviária apresenta trabalho no Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
A aluna Ariane Araújo, da Engenharia Ferroviária e Metroviária, levou o nome do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais ao 39º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), em Goiânia (GO). Em 13 de novembro, ela apresentou o trabalho "Fadiga ocupacional e segurança operacional no transporte ferroviário urbano: uma revisão aplicada", com orientação das professoras Lis Machado (IF Sudeste MG) e Camila Saporetti (Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj).
O estudo é dedicado à memória do professor Luid Oliveira, incentivador do desenvolvimento da pesquisa a partir da disciplina Gestão de Projetos, do curso de Engenharia. O trabalho mostra o impacto da fadiga ocupacional em aspectos como a vigilância, a produtividade e o risco de falhas humanas no contexto do transporte sobre trilhos nas cidades, reforçando a necessidade de uma gestão integrada do estado de exaustão física, mental ou emocional dos colaboradores de uma empresa.
"Estar em um congresso nacional, compartilhando uma pesquisa desenvolvida ainda na graduação, ampliou minha compreensão sobre o impacto da Engenharia Ferroviária e a importância da pesquisa aplicada no setor", relata Ariane, incentivando que outros estudantes sigam o mesmo caminho. "Eventos como esse reforçam o quanto é essencial que estudantes se envolvam com congressos e produções científicas. Esses espaços permitem aprender com pesquisadores experientes, estabelecer contatos, divulgar o nosso curso e entender como a investigação acadêmica contribui de forma concreta para os desafios do transporte ferroviário."
"Agradeço ao IF Sudeste MG e às minhas orientadoras pelo apoio. E deixo um agradecimento especial in memoriam ao professor Luid. A orientação inicial dele tornou este projeto possível em um momento em que eu mesma ainda duvidava. Ele enxergou potencial quando eu não via, e essa confiança foi parte essencial do caminho que me trouxe até esta apresentação. A marca que ele deixou segue presente no que este trabalho se tornou", concluiu. A presença de Ariane no congresso foi viabilizada pelo edital 03/2025 da Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Deppi), de apoio à participação discente em evento técnico-científico para apresentação de trabalho.




