Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Aluna do Campus SD é medalhista em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Estudante do curso técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio, Gabriella Fernandes participou da OBA pela terceira vez
#pratodosverem: Imagem mostra foto da aluna Gabriella Fernandes (arquivo pessoal) à esquerda. À direita, aparecem informações: nome, curso (técnico em Mecânica) e menção ao fato de ser medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Abaixo aparecem as logomarcas da OBA e do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

A aluna Gabriella Fernandes, do curso técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio do Campus Santos Dumont, é uma das medalhistas da edição de 2020 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A estudante do 3º ano obteve nas provas uma nota que lhe rendeu a medalha de bronze no evento, que, por conta da pandemia da Covid-19, foi realizado de forma virtual este ano.

"Eu conheci a OBA graças ao professor Sandro Farias (de Física), que sempre apresentou a prova aos estudantes e os incentiva a fazê-la. Portanto, participei da OBA em três edições: em 2018 (quando ingressei no IF), em 2019 e este ano, no qual conquistei a medalha", relata Gabriella. Sandro é o professor representante da OBA no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, que aplicou a prova presencialmente em edições anteriores.

Nossa medalhista na 23ª OBA conta que, embora sempre tenha apreciado elementos associados à Astronomia, o interesse se aprofundou no Instituto Federal a partir de atividades, dicas e referências apresentadas por professores. "Desde criança já gostava de observar o céu e os fenômenos da natureza. No entanto, foi em virtude dos materiais complementares utilizados por três professores que comecei a me interessar mais pela parte teórica".

"Sandro apresentou um lançamento espacial da SpaceX em sala de aula, além de outras lives relacionadas à exploração espacial e um jogo de celular sobre foguetes; Márcio Delgado exibiu o documentário Cosmos na disciplina de História da Ciência (séries de 1980, apresentada por Carl Sagan, e de 2014, por Neil deGrasse Tyson); e o professor Tadeu (Pereira, também de Física) sempre me incentivou e recomendou excelentes filmes", detalha Gabriella, que a partir de então buscou também outras fontes de conhecimento sobre Astronomia e Astronáutica.

A experiência na prova deste ano foi inédita para a estudante do IF Sudeste MG. "Foi bem diferente do comum, pois as duas edições anteriores fiz de modo presencial. Mas admirei a dedicação da comissão da OBA em relação ao modelo do exame e ao sistema de aplicação. No período em que estávamos sem aula durante a pandemia, comecei a me dedicar um pouco à Olimpíada, por meio da utilização de materiais disponibilizados pela UFSC, além de ter feito um curso a distância da UFABC sobre Engenharia Aeroespacial aplicada ao Ensino Médio, o que me ajudou bastante na resolução das questões", conclui a aluna.

Foto: Arquivo pessoal / Gabriella

registrado em: , ,