Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Alunos de Licenciatura relatam experiências vivenciadas no XV Encontro Paulista de Educação Matemática

Pesquisa

Professor José Ronaldo Alves Araújo e estudantes Breno Cezar da Costa e Jefferson de Oliveira Lima participaram de congresso em Guaratinguetá (SP)
#pratodosverem: Imagem mostra aluno Breno Cezar, da Licenciatura em Matemática, em uma sala de aula da Unesp/Guaratinguetá. Ele está em pé, de frente para os avaliadores, sentados, durante a apresentação do trabalho. A tela traz informações sobre o estudo apresentado, sobre o Google Drive como uma ferramenta para tratamento de dados.

O professor José Ronaldo Alves Araújo e os estudantes Breno Cezar da Costa e Jefferson de Oliveira Lima, da Licenciatura em Matemática do IF Sudeste MG em Santos Dumont, apresentaram trabalhos durante o XV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM) no último sábado (29/4), na Unesp em Guaratinguetá (SP). Os estudos tratam de experiências desenvolvidas no curso de graduação do IF, particularmente na disciplina "Softwares Aplicados à Matemática".

Em "Uma proposta para o estudo de ângulos internos de polígonos mediado pelo GeoGebra", Jefferson, Breno e José Ronaldo relatam a aplicação de uma sequência didática com a utilização deste software voltado ao ensino da Geometria. No evento realizado no Vale do Paraíba, o trabalho foi apresentado por Jefferson, que vê nesta experiência uma fonte de enriquecimento de sua formação como professor.

"Compartilhamos os estudos desenvolvidos no IF e conhecemos o que está sendo pesquisado por outras pessoas em Educação Matemática. Esse contato com outros professores, pessoas que já estão cursando o mestrado ou o doutorado, foi algo muito bom para minha formação. A área é bastante abrangente. A indicação dos avaliadores para continuar a pesquisa reforça a sensação de que estou no caminho certo", comenta o estudante do 5º período.

No artigo "Uma proposta de ensino de Estatística com a implementação de recursos do Google Drive", professor e alunos trazem uma situação concreta em que este serviço de armazenamento e sincronização de arquivos oferece soluções em tratamento de dados. Responsável pela apresentação, Breno, também do 5º período, presta atenção às possibilidades de inovação que vêm à tona em congressos como o XV EPEM.

“A profissão docente exige uma formação permanente e, por mais que eu ainda esteja na fase inicial da formação, os professores do campus constantemente chamam nossa atenção para isso. Esses ambientes dos congressos e encontros sobre Educação e Educação Matemática são os lugares que de fato motivam isso. São essas oportunidades que nos abrem os olhos para as grandes possibilidades de inovação na tríade ensino-aprendizagem-avaliação que nós, professores da educação básica, podemos realizar”, analisa.

Também foi apresentado no congresso outro trabalho desenvolvido pelo professor José Ronaldo. Em "Visualização e transnumeração: uma análise de dados estatísticos em atividades mediadas pelo SPSS", o docente do IF Sudeste MG e a professora Celina Aparecida Almeida Pereira Abar (sua orientadora no doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP) compartilham as contribuições do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para uma atividade de análise de dados estatísticos.

registrado em: ,