Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont participa de Seminário do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário na UFV
conteúdo

Pesquisa

Campus Santos Dumont participa de Seminário do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário na UFV

Estudantes da Engenharia Ferroviária e Metroviária e professores da unidade do IF Sudeste MG estiveram na Universidade Federal de Viçosa na segunda-feira
#pratodosverem: Imagem mostra alunos Felipe Ramon Araújo e Bianca Castro durante apresentação do projeto na UFV. Foto: Fernando Caneschi.

#pratodosverem: Imagem mostra alunos Felipe Ramon Araújo e Bianca Castro durante apresentação do projeto na UFV. Foto: Fernando Caneschi.

O recém-criado Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário (NDF) mineiro, que reúne o Governo do Estado, a Fapemig e instituições de ensino superior, realizou na segunda-feira (21 de novembro) seu primeiro seminário. A Universidade Federal de Viçosa sediou o evento, que contou com a participação de estudantes e professores do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. UFV, IF Sudeste MG e Universidade Federal de São João del-Rei compõem o trio de IES atualmente participantes do núcleo.

A superintendente de Transporte Ferroviário de Minas Gerais, Vânia Cardoso, e o presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovia Mineira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual João Leite, também estiveram em um encontro dedicado a debater futuras iniciativas do NDF e a apresentar estudos do âmbito ferroviário em desenvolvimento na UFV, na UFSJ e no IF Sudeste MG.

Coordenador da Engenharia Ferroviária e Metroviária no IF Sudeste MG, o professor Carlos Artur Leal foi um dos debatedores de uma mesa-redonda que reforçou a importância da união entre poder público, academia e iniciativa privada, eixos que possuem papéis complementares para o desenvolvimento da Ferrovia. Diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Santos Dumont, o professor Fernando Caneschi também acompanhou o evento.

Os alunos Felipe Ramon Araújo e Bianca Castro, da Engenharia Ferroviária e Metroviária, apresentaram o projeto de pesquisa “Influência da aplicação de revestimentos na movimentação térmica em trilhos ferroviários”, do qual são bolsistas. O estudo, em andamento no Campus Santos Dumont, investiga uma alternativa para minimizar flambagem e trinca de trilhos ferroviários, proposta que chamou atenção da concessionária MRS Logística no início deste ano. O projeto avalia o impacto da aplicação de revestimentos - a exemplo de tintas - para a redução da troca de calor entre os trilhos e o ambiente.

Os futuros engenheiros ferroviários e metroviários Carlos Eduardo Ferreira Júnior, Pedro Henrique Salvador e Raphael Macedo também foram a Viçosa e assistiram ao seminário.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da UFV

registrado em: ,