Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont participa de Seminário do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário na UFV

Pesquisa

Estudantes da Engenharia Ferroviária e Metroviária e professores da unidade do IF Sudeste MG estiveram na Universidade Federal de Viçosa na segunda-feira
#pratodosverem: Imagem mostra alunos Felipe Ramon Araújo e Bianca Castro durante apresentação do projeto na UFV. Foto: Fernando Caneschi.

O recém-criado Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário (NDF) mineiro, que reúne o Governo do Estado, a Fapemig e instituições de ensino superior, realizou na segunda-feira (21 de novembro) seu primeiro seminário. A Universidade Federal de Viçosa sediou o evento, que contou com a participação de estudantes e professores do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. UFV, IF Sudeste MG e Universidade Federal de São João del-Rei compõem o trio de IES atualmente participantes do núcleo.

A superintendente de Transporte Ferroviário de Minas Gerais, Vânia Cardoso, e o presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovia Mineira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual João Leite, também estiveram em um encontro dedicado a debater futuras iniciativas do NDF e a apresentar estudos do âmbito ferroviário em desenvolvimento na UFV, na UFSJ e no IF Sudeste MG.

Coordenador da Engenharia Ferroviária e Metroviária no IF Sudeste MG, o professor Carlos Artur Leal foi um dos debatedores de uma mesa-redonda que reforçou a importância da união entre poder público, academia e iniciativa privada, eixos que possuem papéis complementares para o desenvolvimento da Ferrovia. Diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Santos Dumont, o professor Fernando Caneschi também acompanhou o evento.

Os alunos Felipe Ramon Araújo e Bianca Castro, da Engenharia Ferroviária e Metroviária, apresentaram o projeto de pesquisa “Influência da aplicação de revestimentos na movimentação térmica em trilhos ferroviários”, do qual são bolsistas. O estudo, em andamento no Campus Santos Dumont, investiga uma alternativa para minimizar flambagem e trinca de trilhos ferroviários, proposta que chamou atenção da concessionária MRS Logística no início deste ano. O projeto avalia o impacto da aplicação de revestimentos - a exemplo de tintas - para a redução da troca de calor entre os trilhos e o ambiente.

Os futuros engenheiros ferroviários e metroviários Carlos Eduardo Ferreira Júnior, Pedro Henrique Salvador e Raphael Macedo também foram a Viçosa e assistiram ao seminário.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da UFV

registrado em: ,