Pesquisa
Aprovada para mestrado da Unicamp, concluinte da Engenharia Ferroviária e Metroviária defende TCC
Estudante da graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, Gabrielly Apolinário defendeu com sucesso, na última quarta-feira (10), seu Trabalho de Conclusão de Curso. Orientada pelo professor Fernando Caneschi, ela desenvolveu o TCC "Análise qualitativa dos dormentes e estudo de caso: benefícios da substituição da madeira para o aço". A aluna seguirá atuando no âmbito da pesquisa após a formatura na Engenharia, considerando sua recente aprovação para o mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
"Durante a elaboração do meu trabalho, tive a oportunidade de aplicar na prática conceitos que estavam apenas na teoria. Então, esse processo não só aprofundou meu conhecimento técnico, mas também me proporcionou uma experiência real na área", avalia a concluinte da Engenharia, que também atribui ao curso uma importante contribuição para sua decisão de seguir para o mestrado.
"Todo o período acadêmico foi essencial para despertar meu interesse pela pesquisa: as disciplinas, os projetos e as orientações dos professores. Por isso decidi dar o próximo passo e ingressar no mestrado, para o qual fui aprovada na Unicamp. Estou muito motivada para aprofundar ainda mais os meus conhecimentos e contribuir para a área da pesquisa ferroviária", completa Gabrielly.
A partir de uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, o estudo avaliou, em dormentes de madeira e de aço (os principais tipos empregados na via permanente ferroviária no Brasil), aspectos como estabilidade lateral, dissipação de tensões, durabilidade e impacto na manutenção do lastro. O estudo indica que o uso do dormente de aço implica menor volume de material empregado, redução da frequência de manutenção e maior confiabilidade operacional da via. Além do professor Fernando, formaram a banca avaliadora do TCC a professora Lis Machado e o colaborador da MRS Logística Wellington Luiz Pereira.




