Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Artigo de professor do Campus Santos Dumont é publicado em revista de Educação Matemática

Pesquisa

Também pesquisador do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT - Brasil), professor Gabriel Conceição trata de mudanças no ensino de Desenho no fim do século XIX
#pratodosverem: Imagem mostra estudantes sentados para trabalho em grupo. Ao fundo, o professor Gabriel Conceição observa e orienta os alunos. Foto de janeiro de 2020, durante oferta de Geometria Analítica e Sistemas Lineares como disciplina de verão.

O periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista publicou o artigo "Da régua e compasso ao d`àprès nature", de autoria do professor Gabriel Luís da Conceição, do Campus Santos Dumont. Mestre em Educação Matemática e doutor em Ciências, o docente, que atua em cursos técnicos e de graduação na unidade do IF Sudeste MG, aborda em sua pesquisa mudanças na formação de professores no Rio de Janeiro no fim do século XIX.

Eram, particularmente, novos caminhos para o ensino de Desenho. Diferentemente da proposta anterior, o método adotava o d'apres nature (desenho ao natural) nas primeiras etapas do processo de aprendizagem. A utilização de recursos como régua e compasso e a ideia de desenho geométrico ficavam para uma fase avançada, com os estágios iniciais mais dedicados a estimular a criatividade dos estudantes.

Essa transição, muito motivada pelo contato de profissionais da educação brasileiros com propostas pedagógicas europeias, está também intimamente conectada com discussões até hoje muito presentes em campos como a Educação Matemática e, portanto, na própria Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont. Por exemplo, a de que não bastaria dominar um conceito ou uma atividade para ensiná-la; era e ainda é necessário entender o estudante, o contexto social e o ambiente de ensino.

Você tem acesso ao artigo aqui

registrado em: ,