Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Aula inaugural da pós em Práticas Pedagógicas debate financiamento da Educação

Aula inaugural da pós em Práticas Pedagógicas debate financiamento da Educação

Professor Gregório Grisa, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, ministrou palestra aos novos alunos da especialização; semana de lives teve também conteúdo dedicado à Saúde Mental
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra professor do IFRS Gregório Grisa, diretor-geral Benedito Carvalho e professoras Lívia Ávila e Patrícia Gomes compartilhando a tela durante aula inaugural da pós-graduação.

Os novos alunos da pós-graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea iniciaram a trajetória no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG com um debate fundamental, em torno do "Financiamento da Educação e da Ciência no Brasil: diagnóstico e perspectivas". Durante a aula inaugural do período 2021.2, na noite da última sexta-feira (22), o professor Gregório Grisa, do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), conversou com servidores e estudantes do IF Sudeste MG sobre o tema.

Doutor em Educação e pós-doutor em Sociologia, o professor Gregório detalhou todos os aspectos relacionados a distribuição dos recursos e investimentos, desde o ensino básico até a pesquisa científica. O docente do IFRS falou sobre tendências e limitações do contexto atual da Educação no Brasil. Após a palestra, ele respondeu a perguntas do diretor-geral, Benedito Carvalho, da diretora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Lívia Ávila, e da coordenadora da especialização do Campus Santos Dumont, professora Patrícia Gomes. Entre outras questões centrais, o pesquisador explicou por que a Assistência Estudantil, em seus diversos âmbitos, é fundamental para a formação dos profissionais e, portanto, para o próprio país.

O vídeo da transmissão está disponível no canal do Campus Santos Dumont no YouTube.

Saúde mental no contexto da pandemia

Na terça-feira (19), em atividade do projeto "Pra Cuidar do IF", a professora Fabiane Rossi, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ministrou palestra sobre "Saúde mental na pandemia de Covid-19: realidade brasileira e ações de autocuidado". Doutora em Saúde pela UFJF, Fabiane apresentou resultados de um estudo liderado por ela sobre os impactos da pandemia na perspectiva da saúde mental, das expectativas aos medos. Entre os desdobramentos verificados, está uma mudança de hábitos da população, a exemplo de um aumento no consumo de substâncias como álcool e cigarro. Em conversa com o diretor-geral Benedito Carvalho, com a psicóloga Luciana Sarmento e com o público que acompanhou a transmissão, a professora também esclareceu uma série de dúvidas relacionadas à temática de maneira geral e à superação da pandemia do ponto de vista do bem-estar psicológico.

Você também pode assistir à palestra completa no canal do Campus Santos Dumont no YouTube.

registrado em: ,