Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Boas-vindas, arte e mundo do trabalho: novos alunos iniciam trajetória no Campus Santos Dumont
conteúdo

Extensão

Boas-vindas, arte e mundo do trabalho: novos alunos iniciam trajetória no Campus Santos Dumont

Aula inaugural teve música, dança, acolhimento e palestra sobre os desafios profissionais contemporâneos

Novos estudantes de cursos técnicos integrados e concomitantes/subsequentes ao Ensino Médio e de graduação iniciaram ontem (27) sua caminhada no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. A aula inaugural do período letivo 2023.1 foi o evento inicial da programação de Acolhimento, que contará também com apresentação dos cursos pelos professores e de setores estratégicos durante a formação – Assistência Estudantil e Biblioteca Acyr Loureiro Lima –, além de reuniões com familiares dos alunos de cursos técnicos integrados (acompanhe @ifsudestemgsd para conferir as publicações sobre as demais atividades). 

A aula inaugural nesta segunda-feira foi muito rica em experiências para todo mundo que compareceu, inclusive pela associação entre arte, cultura, valorização de talentos e educação. A noite começou em grande estilo com uma exibição da banda do projeto Fanif/Falcões (coordenado pelo servidor Leonardo Jardel), sob liderança do colaborador externo e regente Paulo Henrique de Oliveira. 

Em seguida, os alunos Ricardo Gonçalves (Eletrotécnica), Flaviane Ferreira, Victor Hugo de Castro e Antonio Werneck (Guia de Turismo) animaram o público interpretando sucessos da música brasileira. As ex-alunas de Eletrotécnica Istela Ribeiro e Gabriely Martins, participantes do projeto de Danças Urbanas (coordenado pelo professor Luciano Gonçalves), apresentaram-se ao som de K-Pop e concluíram a programação cultural da noite.

Aula inaugural.png

Conversaram com os novos alunos o diretor-geral Benedito Carvalho e o diretor de Ensino Fernando Caneschi, ao lado de toda a equipe de gestão do Campus Santos Dumont, além do diretor de Extensão do IF Sudeste MG, Kaíque Osório, que representou a Reitoria. O reitor do IF Sudeste MG, professor André Diniz, e o diretor de Tecnologias da Informação e Comunicação, Igor Meneguitte, gravaram vídeos de boas-vindas. Igor também falou sobre a implementação de uma nova rede sem fio, para melhorar o serviço de internet em todas as unidades. 

Um novo mundo do trabalho 

Diretor do Senai Juiz de Fora e membro do Conselho Superior do IF Sudeste MG, Vander Montesse do Amaral foi o palestrante convidado da noite e apresentou aos novos estudantes um diagnóstico completo do atual mundo do trabalho. Vander, que também já foi aluno do Centro de Formação Profissional e diretor do Centro Municipal de Educação Profissional (Cemep) – escolas que antecederam o Instituto Federal em Santos Dumont –, além de secretário municipal de Educação, falou sobre a relação entre o ensino e um mercado que apresenta muitos desafios e demanda profissionais cada vez mais qualificados. 

Vander.pngVander Montesse apontou a necessidade de evolução do Brasil em indicadores de produtividade, ciência, leitura e matemática. Assim, reiterou aos alunos que uma oportunidade gratuita como a que o IF Sudeste MG oferece deve ser muito valorizada e convertida na formação de profissionais capazes de atuar na era da Indústria 4.0, em que a informação vale muito. 

O palestrante também lembrou aos ingressantes que, embora seja muito importante se preparar para este novo mundo trabalho, eles jamais devem deixar de lado a noção de autorrealização, ou seja, o objetivo de ser realmente feliz na profissão.

registrado em: , ,