Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Bora fazer Ciência? Projeto de extensão do IF Sudeste MG abre inscrições gratuitas para três minicursos on-line

Extensão

Atividades, conduzidas por pesquisadores da UFRJ e da UERJ, terão vagas para três segmentos: estudantes e servidores do IF e público externo
#pratodosverem: Imagem mostra convite para que a comunidade participe dos minicursos ofertados pelo projeto Bora Fazer Ciência no Campus. Aparecem logomarca do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, figura representando a parceria com o projeto Bora Fazer Ciência e prazo para inscrições nos minicursos: 8 a 14 de novembro.

O projeto “Bora Fazer Ciência no Campus” entra em nova fase neste mês. A última das quatro transmissões ao vivo no YouTube será realizada em 11 de novembro, quinta-feira, a partir das 15h30, com o tema “Ciência resistente é Ciência consciente” (ative o lembrete). Em seguida, serão ofertados três minicursos on-line, gratuitos e abertos a todas as pessoas, abordando temáticas que conversam com o fazer e o saber científicos. Todos os três terão inscrições a partir desta segunda-feira, 8 de novembro, até domingo, dia 14. As atividades serão conduzidas pelos pesquisadores do "Bora Fazer Ciência", mestrandos e doutorandos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), parceiros do Campus Santos Dumont no projeto.

A chamada pública para os minicursos está disponível aqui

Cada minicurso abre 30 vagas: 20 reservadas a estudantes do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, cinco a servidores do Campus Santos Dumont e outras cinco à comunidade externa. Portanto, qualquer pessoa interessada nos temas (com 15 anos ou mais e acesso a um equipamento com internet que permita a realização dos cursos) poderá tentar uma vaga nas turmas, que serão formadas pela ordem de manifestação de interesse pelos formulários eletrônicos. Será possível fazer mais de um minicurso.

Inscreva-se de 8 a 14 de novembro em um ou mais minicursos:

Redes sociais profissionais e científicas: abre.ai/redesprofcient

Análise do ciclo da vida: abre.ai/analiseciclovida

Indústria 4.0: abre.ai/quatropontozero

Todos os minicursos terão uma carga horária total de 8h (6h de aulas + 2h de atividades) e serão oferecidos gratuitamente via Google Meet, com a disponibilização do link aos inscritos. Haverá certificação.

Redes sociais profissionais e científicas” acontecerá de 16 a 18 de novembro, das 17h às 19h: O minicurso Redes sociais profissionais e científicas tem como objetivo orientar interessados em vagas de processos seletivos. Serão abordadas informações essenciais e opcionais para o preparo de currículos; orientações de como pesquisar por vagas; orientações de como utilizar redes profissionais; instruções de como preparar um pitch e dicas para se preparar para uma entrevista. E também explanar de um modo geral as ferramentas e funcionalidades das principais redes sociais utilizadas no universo acadêmico: Google Acadêmico, Research Gate, currículo Lattes, ORCID e Academia.

Análise do ciclo da vida” acontecerá de 23 a 25 de novembro, das 17h às 19h: O minicurso Análise do ciclo da vida tem como objetivo incentivar estudantes e futuros profissionais a desenvolver um olhar crítico a respeito dos impactos ambientais de produtos e processos desde seu “berço” até a disposição final, observando os limites do planeta. Para isso, abordaremos a influência dos tipos de economia e atividades humanas no meio ambiente, discutir conceitos de sustentabilidade, circularidade e reciclagem. A turma aprenderá o que é uma Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), uma ferramenta científica de análise de impactos ambientais.

Indústria 4.0” acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro, das 17h às 19h: O minicurso Indústria 4.0 tem como objetivo apresentar um panorama do que é esse conceito. Inicialmente serão abordadas as definições comumente utilizadas. Em seguida, os inscritos serão convidados a refletir sobre o cenário nacional, problemas e desafios sob um olhar de gênero e raça. Por fim, serão apresentadas as aplicações e oportunidades para os interessados em contribuir com este processo.

Em caso de dúvidas, é só enviar uma mensagem a deppi.santosdumont@ifsudestemg.edu.br.

registrado em: ,