Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Clube de leitura presencial inicia debate sobre contos brasileiros

Clube de leitura presencial inicia debate sobre contos brasileiros

Encontros acontecem duas vezes por semana, nos intervalos das manhãs de segunda e terça-feira
#pratodosverem: Imagem mostra estudantes do IF Sudeste MG e bibliotecária Paula Souza em torno da mesa de sala de estudo da Biblioteca Acyr Loureiro Lima. Elas estão segurando o livro "Contos Tradicionais do Brasil", de Luís da Câmara Cascudo.

Além do clube on-line multicampi que apresentará contos da literatura afro-brasileira, o Campus Santos Dumont também tem seus espaços presenciais de incentivo à leitura: o de revistas em quadrinhos, conforme divulgamos há alguns dias, e o "Em contos com os alunos". As reuniões deste último grupo acontecem duas vezes por semana, nos intervalos das manhãs (das 10h às 10h15) de segunda e terça-feira, na sala de estudos da Biblioteca Acyr Loureiro Lima.

Nesta fase do projeto, os estudantes comentam a obra "Contos Tradicionais do Brasil", de Luís da Câmara Cascudo, que reúne histórias (de encantamento, religiosas, etiológicas e de adivinhação, para citar alguns tipos) relatadas diretamente pelo povo brasileiro. Cada participante do clube apresentará um ou mais contos, mediando também o debate com todo o grupo.

"É um projeto de incentivo ao gosto pela literatura e a leitura, propondo o engajamento ativo com o que se lê, perguntando a si mesmo questões como 'o que o autor está querendo dizer?' ou 'qual é o principal argumento apresentado?'. Assim, ele traz, a partir da interpretação de texto, a oportunidade de aprender a argumentar, ouvir argumentos e produzir conhecimento", comenta uma das coordenadoras da proposta, a bibliotecária Paula Souza. A aluna Priscila Neto é bolsista do projeto.