Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Clube de leitura on-line e multicampi apresenta contos da literatura afro-brasileira a partir deste mês
conteúdo

Geral

Clube de leitura on-line e multicampi apresenta contos da literatura afro-brasileira a partir deste mês

Todas as pessoas podem participar das leituras e das conversas sobre os textos; primeiro encontro acontece em 12 de junho
#pratodosverem: Imagem mostra, no centro, jovem celebrando o anúncio: "vem aí em conto com a literatura afro-brasileira: clube de leitura on-line". No canto inferior direito, aparece a logomarca do IF Sudeste MG.

#pratodosverem: Imagem mostra, no centro, jovem celebrando o anúncio: "vem aí em conto com a literatura afro-brasileira: clube de leitura on-line". No canto inferior direito, aparece a logomarca do IF Sudeste MG.

Um dedo de prosa mais do que especial. Um incentivo à leitura. Uma oportunidade de ampliar horizontes por meio da imaginação, acompanhada de empatia e uma boa dose de crítica social, representatividade e respeito à diversidade. Este é o “Em conto com a literatura afro-brasileira: clube de leitura on-line”, projeto de ensino do IF Sudeste MG com foco em ações afirmativas.  

O clube é aberto a todas as pessoas e terá, de junho a dezembro deste ano, 11 encontros para leituras e debates a partir da literatura afro-brasileira. Serão 15 mediadores apresentando 12 obras. Para participar, basta acessar o grupo no WhatsApp em bit.ly/clubeliterafro. 

O projeto, que chega à quarta edição, vem em nova versão: agora é multicampi, estreitando laços e ampliando espaços entre os campi Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Muriaé, Santos Dumont e São João del-Rei. 

Para Tamara Corrêa, bibliotecária do Campus Muriaé, esta é uma oportunidade de “ampliar a abrangência do clube de leitura, desenvolvendo a integração dos campi com o mundo da leitura crítica e troca de conhecimentos”. Dessa forma, somam-se esforços para promover o aprendizado e a conscientização racial a partir da discussão de crônicas e contos da literatura afro-brasileira em domínio público.  

Nas mídias sociais oficiais do IF Sudeste MG você fica conhecendo quem fará as mediações e quais serão as obras trabalhadas e já vai se organizando para participar dos encontros. O primeiro está previsto para 12 de junho (segunda-feira), quando os professores Rosana Machado (pró-reitora de Extensão do IF Sudeste MG) e Natalino Oliveira (docente do Campus Muriaé do IF Sudeste MG) apresentarão os contos “Rondó” e “Um texto”.