Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Com autoria de professora do IF Sudeste MG, artigo sobre combate à dengue é publicado por revista da Nature
conteúdo

Pesquisa

Com autoria de professora do IF Sudeste MG, artigo sobre combate à dengue é publicado por revista da Nature

Professora Monalisa Reis da Silva e outros três autores assinam estudo que descreve estratégia baseada em Modelagem Matemático-Computacional para reduzir transmissão da dengue
#pratodosverem: Imagem mostra título "Matemática a serviço do combate à dengue" e figura de um mosquito Aedes aegypti

#pratodosverem: Imagem mostra título "Matemática a serviço do combate à dengue" e figura de um mosquito Aedes aegypti

Parte da tese de doutorado da professora Monalisa Reis da Silva, do IF Sudeste MG, um artigo que descreve uma estratégia de combate à dengue foi publicado pela edição de junho da revista acadêmica Scientific Reports, da Nature. A proposta do estudo é indicar o número ideal de mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados que devem ser inseridos no ambiente para controlar a população do vetor da dengue e de outras doenças, a exemplo da zika e da chikungunya. Esses insetos são machos com um gene mortal, cujos descendentes não chegam à fase adulta. 

Monalisa e os outros três autores do artigo – professores Gregori Chapiro e Fábio Prezoto, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e Pedro Gasparotto Lugão, do Laboratório Nacional de Computação Científica – utilizam Modelagem Matemático-Computacional para comprovar qual é o número crítico de mosquitos geneticamente modificados que devem ser inseridos em cada contexto ambiental para que a estratégia seja eficaz.

A técnica já foi utilizada em Juiz de Fora em 2017. A fórmula desenvolvida a partir do estudo pode oferecer mais precisão às medidas de futuras políticas públicas de combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A professora Monalisa defendeu o doutorado este ano no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da UFJF. 

O estudo está disponível na íntegra aqui

*Com informações anteriormente publicadas pela UFJF

registrado em: ,