Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Com curso técnico em Infraestrutura Escolar, IF Sudeste MG iniciará sua oferta do Proeja em Santos Dumont

Pessoas com 18 anos ou mais que já tenham concluído o Ensino Fundamental podem cursar a formação, que associa o Ensino Médio à profissionalização na área de Infraestrutura Escolar
#pratodosverem: Imagem mostra Laboratório de Hidráulica e Pneumática do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Laboratórios serão muito usados para atividades práticas durante o curso técnico em Infraestrutura Escolar.

O Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) iniciou suas atividades, em 2010, como ofertante de cursos técnicos em apenas uma modalidade (concomitante ou subsequente ao Ensino Médio). Desde então, ampliou bastante sua atuação e hoje oferece à população cursos que vão do Ensino Médio (com os técnicos integrados) à pós-graduação (com especializações). Já em 2022, mais uma modalidade chega ao IF: o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o Proeja, com o curso técnico em Infraestrutura Escolar integrado ao Ensino Médio.

A formação será dedicada a pessoas com 18 ou mais que, tendo concluído o Ensino Fundamental, desejem cursar o Ensino Médio associado a uma formação profissional no IF Sudeste MG. O curso técnico em Infraestrutura Escolar terá aulas à noite, nas salas e laboratórios do Instituto Federal, e duração de três anos, com as disciplinas da Educação Básica (como Português e Matemática) e as do campo técnico (a exemplo de Manutenção Hidráulica).

A expectativa da instituição é de que o curso técnico em Infraestrutura Escolar já esteja presente no próximo Processo Seletivo do IF Sudeste MG, que formará as turmas para o segundo semestre letivo deste ano. Critérios de seleção e outras informações estarão disponíveis quando o edital for divulgado (no início de maio).

De acordo com a presidente da comissão responsável pela elaboração do projeto do curso, professora Patrícia Morais, o perfil do profissional formado será “voltado para o gerenciamento (da infraestrutura) do ambiente escolar, assim como o entendimento das necessidades de manutenção nos prédios escolares”. No entanto, pelas características das disciplinas técnicas, que abrangem conhecimentos práticos de diversas áreas, os profissionais poderão também atuar em outros segmentos.

“Falamos sobre a manutenção e o gerenciamento da infraestrutura do ambiente escolar, mas entendemos que o curso vai além disso”, acrescenta Patrícia, “uma vez que as práticas desenvolvidas no curso podem ser empregadas em outras infraestruturas, inclusive residenciais, por exemplo. E esse estudante então pode usar desses conhecimentos para desenvolver um negócio próprio, e não necessariamente ficar restrito ao ambiente escolar”.

Como o curso é noturno, outras atividades poderão ser compatíveis com os estudos. “A ideia de se desenvolver um curso Proeja é entender que o público da Educação de Jovens e Adultos, em sua grande maioria, já possui outras atividades. Então são pessoas que se dedicam não única e exclusivamente aos estudos, mas é (uma oportunidade) importante porque a modalidade proporciona uma formação profissional, uma possível nova inserção no mercado de trabalho. E o fato de o curso ser ofertado à noite é extremamente relevante para este público, que precisa conciliar outras atividades com os estudos”, conclui a professora.

Especialização em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Outra novidade de 2022 no IF Sudeste MG em Santos Dumont será a pós-graduação lato sensu em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Com uma perspectiva interdisciplinar, de diálogo entre as áreas envolvidas (como Biologia, Física, Química e Matemática), o curso é dedicado aos professores destes campos do conhecimento e também deve abrir sua primeira turma no segundo semestre letivo deste ano. A tendência é de que a formação tenha 30 vagas no próximo Processo Seletivo do IF Sudeste MG.

registrado em: ,