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Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática: conheça a nova especialização do Campus Santos Dumont

Conversa com o coordenador do curso, professor Gabriel Conceição, aborda aspectos mais importantes da nova pós-graduação lato sensu, que deve abrir vagas no próximo Processo Seletivo do IF Sudeste MG
#pratodosverem: Imagem ilustrativa para representar a união entre Ciências Naturais e Matemática.

#pratodosverem: Imagem ilustrativa para representar a união entre Ciências Naturais e Matemática.

Uma das novidades do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) para 2022 será a pós-graduação lato sensu em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Com uma perspectiva interdisciplinar, de diálogo entre as áreas envolvidas (como Biologia, Física, Química e Matemática), o curso é dedicado aos professores destes campos do conhecimento e deve abrir sua primeira turma no segundo semestre letivo deste ano. A tendência, portanto, é de que a formação tenha 30 vagas no próximo Processo Seletivo do IF Sudeste MG (inscrições, embora com datas ainda não definidas, devem acontecer ainda no primeiro semestre). 

As aulas acontecerão aos sábados de manhã e à tarde, nas salas e laboratórios do Campus Santos Dumont. A duração total do curso é de 360 horas, ao longo de 18 meses (1 ano e meio). Para trazer mais detalhes sobre o curso, o canal do Campus Santos Dumont no YouTube disponibiliza nesta terça-feira (15), a partir das 18h30, uma conversa com o coordenador da pós, professor Gabriel Luís da Conceição. 

“A ideia de agrupar, de discutir as Ciências Naturais e a Matemática de forma interdisciplinar, de fato é a perspectiva fundamental dessa pós-graduação. Ela tem um conjunto de disciplinas de seminários de integração, propostas de laboratório e discussão de temas transversais, com pontos comuns a essas disciplinas”, comentou o professor Gabriel durante o bate-papo, que faz parte da série Perguntas Frequentes

“Hoje em dia há uma proposta de ensino não mais segregada, não mais unicamente disciplinarizada”, acrescentou Gabriel, “e os temas transversais (que atravessam essas disciplinas) estão aí. Eles tocam todas as áreas e estão presentes tanto no Ensino Médio quanto na formação dos professores. São temas que precisam, de alguma maneira, de uma formação continuada desses professores, que não passaram por esse processo na graduação. As Ciências Naturais e a Matemática compõem grande parte do currículo do Ensino Médio. Nossa ideia, na pós, é criar esse espaço comum entre as áreas, um espaço que seja possível de ser pensado na prática da sala de aula”. 

Quer saber mais sobre esta grande oportunidade para professores de Biologia, Física, Química e Matemática e outros profissionais interessados neste universo da educação contemporânea? Então vale acompanhar a conversa! O professor Gabriel fala sobre as ideias que levaram à criação do curso, as possibilidades de inter, multi e transdisciplinaridade durante a formação e também a importância deste processo de especialização da professora e do professor dos tempos atuais.

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