Pesquisa
Concluinte de Engenharia Ferroviária e Metroviária defende TCC sobre manutenção e via permanente
O estudante Thiago Mendes defendeu com êxito, no último dia 21 de outubro, seu Trabalho de Conclusão de Curso para a graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Orientado pelo professor Fernando Caneschi, ele desenvolveu uma pesquisa sobre "Os impactos da manutenção na confiabilidade e disponibilidade da via permanente".
Além de Fernando, compuseram a banca que aprovou o trabalho os professores Lis Machado (coordenadora da graduação em Engenharia) e Carlos Artur Leal.
"Foi feita uma revisão bibliográfica que mostrou as principais causas de falhas na superestrutura da via permanente. Posteriormente eu identifiquei algumas práticas de manutenção que reduzem a ocorrência dessas falhas, elevando a confiabilidade, a disponibilidade e também a segurança da via permanente e do transporte ferroviário como um todo", explicou Thiago.
Além de apresentar os diferentes tipos de manutenção e possíveis falhas que podem ser evitadas, a pesquisa evidenciou como tecnologias a exemplo de Carro Controle e Locomotiva e Vagão Instrumentados atuam no monitoramento e diagnóstico das condições da via.
"Hoje trabalho diretamente com ferrovia. O curso abriu várias portas para mim e me deu uma base de conhecimento muito boa. Tudo que vejo no meu trabalho são coisas que eu vi no curso. E, sem dúvida nenhuma, ele me deu a chance de realizar o sonho de ser ferroviário", acrescentou.
O Campus Santos Dumont e a graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária parabenizam Thiago pela trajetória no curso (que, muito além do ensino, também teve experiências em pesquisa e extensão) e pela qualidade do trabalho desenvolvido.




