Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Documentário sobre banda Falcões é exibido em mostra de filmes no IF Sudeste MG

Documentário sobre banda Falcões é exibido em mostra de filmes no IF Sudeste MG

Mostra também trouxe ao IF o documentário "Cura das Moléstias"
#pratodosverem: Imagem mostra roda de conversa sobre os filmes, no Bloco 1 do Campus Santos Dumont.

O Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG recebeu na última sexta-feira (11 de agosto) a exibição de filmes realizados pelo Coletivo Causos Gerais, responsável pela produção e a divulgação de pesquisas e trabalhos artísticos sobre cultura popular, tradição e memória afetiva.

Um dos documentários exibidos, Falcões sobre Rodas conta a jornada da Falcões Tambores (que atualmente une forças com o IF Sudeste MG por meio do projeto de extensão Fanif) em uma viagem a Lorena (SP) para a disputa de uma competição nacional de bandas.

Ex-aluna do Campus Santos Dumont, onde cursou a formação técnica em Transporte de Cargas, Francyne Coimbra é a diretora do documentário. Ligada à Falcões Tambores desde os 14 anos, ela conta que escolheu o tema a partir da proposta de um trabalho em seu curso de graduação, o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFJF.

"Tudo começou numa aula de Cinema e Ciências Sociais, em que nosso professor propôs a produção de um documentário sobre algo da nossa vida. E eu escolhi a Falcões, que é um elemento muito presente desde que eu era muito nova", comenta.

Para Francyne, o documentário revela parte dos desafios superados pelos integrantes da banda rumo às conquistas obtidas pela Falcões. "O  mais importante (no filme) foi mostrar todo o processo de uma viagem mesmo. Não é simplesmente chegar lá e se apresentar. É algo difícil, mas que no fim vale muito a pena para nós", avalia.

Na abertura da mostra, também foi exibido o documentário Cura das Moléstias, de Leonardo Marques. A produção, também do Causos Gerais, traz depoimentos sobre processos de cura a partir da fé. Após a exibição dos filmes, uma roda de conversa, que contou com a participação também do regente da Falcões, Paulo Henrique de Oliveira, debateu as produções.

registrado em: ,