Pesquisa
Livro sobre educação contemporânea publica artigo de docentes do Programa Mulheres Mil em Santos Dumont
As práticas pedagógicas desenvolvidas no curso de Assistente Escolar do Programa Mulheres Mil, que teve duas turmas no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG ao longo de 2024, são o tema de um artigo disponível no e-book "Educação em transformação: perspectivas globais e inovação". O livro, da Atena Editora, foi publicado em janeiro deste ano e traz dez textos sobre experiências brasileiras que propõem fomentar o debate sobre Educação no país.
Assinam o capítulo 4 do livro, intitulado "Práticas pedagógicas no curso de Assistente Escolar do Programa Mulheres Mil: relato de experiência", as professoras Ana Paula Peroni, Bruna Marques da Costa, Flávia Cristina dos Reis Abud Fonseca, Mariana Cristina Avelino da Silva Fonseca e o professor Maycon Lobato Arantes. O artigo avalia o emprego da Metodologia do Acesso, Permanência e Êxito (Mape), que tem como princípios a dialogicidade, a problematização, a igualdade e a emancipação.
Autoras e autor concluem que a Mape contribuiu na construção de um "ambiente de aprendizado acolhedor e participativo" no curso de Assistente Escolar. Conforme propõe o Programa Mulheres Mil, relançado no Brasil em 2023, a metodologia é importante para que o curso não fique restrito a ensino-aprendizagem de habilidades técnicas (no caso da experiência em Santos Dumont, na área de Secretaria Escolar), proporcionando também o aprimoramento das competências socioemocionais.
Os organizadores do e-book são Marcelo Máximo Purificação, Elianda Figueiredo Arantes Tiballi e Lucineide Maria de Lima Pessoni. Veja mais informações aqui.