Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Eficiência energética: artigo internacional tem participação de professor do IF Sudeste MG
conteúdo

Pesquisa

Eficiência energética: artigo internacional tem participação de professor do IF Sudeste MG

Desenvolvido a partir de uma parceria entre diversas instituições, estudo foi publicado pela revista internacional Energies
#pratodosverem: Imagem mostra veículo ferroviário sobre trilhos

#pratodosverem: Imagem mostra veículo ferroviário sobre trilhos

Pós-doutorando em Engenharia Elétrica (Sistemas de Energia) na Universidade Federal de Juiz de Fora, o professor do Campus Santos Dumont Gustavo Rosseti é um dos autores de estudo publicado pela revista internacional Energies (Qualis B1 na avaliação da Capes). O artigo, desenvolvido em parceria com diversas instituições, trata de eficiência energética no transporte ferroviário, para o caso específico de uma concessionária do setor. Em português, o título da pesquisa é “Frenagem regenerativa para recuperação de energia em trens de carga diesel-elétricos: uma avaliação técnica e econômica”. 

O artigo original, em inglês, pode ser acessado aqui. Além de Gustavo e de um representante da própria concessionária (Sérgio Mayrink), participaram do estudo outros três professores da Federal de Juiz de Fora (Bruno Dias, Janaína Oliveira e Leonardo Oliveira) e um pesquisador da Universidade de Uppsala, na Suécia (Juan Ochoa). “A proposta do nosso estudo”, explicou Gustavo, “é proporcionar a economia de óleo diesel utilizando banco de baterias, a partir da análise do percurso e da velocidade dos trens”. 

O banco de baterias impede o desperdício da energia elétrica gerada pelo motor da locomotiva nos momentos de frenagem. Um sistema de armazenamento pode captá-la para que seja aproveitada posteriormente. “Fizemos uma modelagem do sistema a partir de um software e dos dados sobre o percurso dos trens. Assim chegamos a conclusões sobre qual seria o valor mais apropriado em kWh para o banco de baterias, que oferece também o maior lucro possível para a concessionária, considerando o investimento no equipamento e o retorno num intervalo de dez anos”, acrescentou o professor. 

Campus Santos Dumont

O conteúdo da pesquisa envolve diversos cursos técnicos e de graduação do Campus Santos Dumont: Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Automação Industrial, Eletrotécnica, Administração (em função do estudo da viabilidade econômica) e Engenharia Ferroviária e Metroviária são exemplos. “Podemos trazer projetos ao campus. Por exemplo, continuando as simulações em software, montando protótipos ou mesmo fazendo uma pesquisa aplicada”, avaliou o professor Gustavo Rosseti. 

registrado em: ,